Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/05/2020 - 18h35min

Baixa nos estoques de bancos de leite humano preocupa deputado

Baixa nos estoques de bancos de leite durante a pandemia preocupa deputado
Imprimir Enviar
Deputado Fernando Krelling
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Fernando Krelling fez alerta na sessão ordinária da Alesc desta terça-feira (19), Dia Nacional e Internacional de Doação de Leite Humano

Os bancos de leite humano de Santa Catarina estão com os estoques em baixa. O alerta é do deputado Fernando Krelling (MDB), que nesta terça-feira (19), Dia Nacional e Internacional de Doação de Leite Humano, chamou a discussão para o assunto, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa. O parlamentar de Joinville citou a importância das doações que alimentam bebês com baixo peso que lutam pela vida em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e maternidades.

“Assim como nos bancos de sangue, as doações de leite humano caíram significativamente nas últimas semanas fazendo com que os estoques praticamente zerassem. Este é mais um reflexo da pandemia da Covid-19. É preciso agir para incentivar as doações tão importantes para estes recém-nascidos”, disse Fernando Krelling.

O deputado exemplificou que “para se ter uma ideia, um litro de leite materno humano amamenta até dez bebês”. “Muitas vezes, as mães destes pequenos não têm quantidade de leite materno necessária para o desenvolvimento do bebê ou não conseguem amamentar. Por isso, a doação de leite materno humano é essencial”, defendeu Krelling.

Após a fala, em plenário, Fernando Krelling cobrou do governo do Estado a apresentação da minuta de um decreto que regulamente as doações de leite humano em Santa Catarina. A proposta vem sendo discutida entre o gabinete do deputado e a Casa Civil desde o ano passado, mas o decreto estaria travado no executivo.

“Defendemos a ideia de que o decreto determine que os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar possam ser responsáveis em ir até a casa das lactantes buscar doações de leite materno humano e entregá-las aos bancos de leite. Assim, o processo ganha mais agilidade e mais bebês poderão ser salvos”, explicou o parlamentar.

Maio Branco
A importância do aleitamento materno e da doação de leite humano sempre foi um assunto defendido pelo deputado estadual Fernando Krelling. Em julho do ano passado ele apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 237.9/2019, que insere no calendário de datas e festividades de Santa Catarina o Maio Branco. A matéria foi aprovada na Casa no final do ano e sancionada pelo governador no dia 2 de janeiro de 2020.

“Queremos enfatizar a importância da doação de leite materno humano, sensibilizando a sociedade e divulgando campanhas que mostrem a importância desta doação na promoção da vida destes pequenos recém-nascidos”, justificou Krelling.

 

Texto: Assessoria deputado Fernando Krelling

 


 

  

Acompanhe Fernando Krelling


Fernando Krelling
Voltar