Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/11/2012 - 17h00min

Unale quer solução para débitos dos estados até julho de 2013

Imprimir Enviar
Jornalista Salete Lemos (dir.) encerrou os debates do fórum

O presidente da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), deputado Joares Ponticelli (PP), fez um balanço positivo do Fórum “Desenvolvimento, Federalismo e a Dívida dos Estados”, encerrado no começo da noite desta sexta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Para o parlamentar, os debates realizados durante o evento foram de alto nível.
“Conseguimos reunir representantes de 21 estados”, ressaltou. O próximo passo, segundo Ponticelli, será ouvir todas as assembleias legislativas do Brasil até o fim do primeiro trimestre do ano que vem. Para o deputado, a fase de debates está praticamente encerrada, restando agora agir direitamente para a solução do problema dos débitos com o governo federal.
“Teremos 60 dias, a partir da retomada dos trabalhos nas assembleias, para nos debruçarmos sobre qual é a melhor proposta para a renegociação das dívidas com a União”, comentou. “Daí, daremos um prazo até o fim do primeiro semestre de 2013 para que o governo federal dê uma solução para esse problema que vem causando a sangria nos cofres dos estados”.

Encerramento
Sob o comando da deputada Aspásia Camargo (PV/R J), o fórum foi encerrado com a participação da jornalista Salete Lemos, apresentadora da Rede CNT. Ela, que é especialista em economia, fez um paralelo entre a atual situação econômica brasileira e mundial e o problema das dívidas dos estados com a União.
Salete alertou para o que chamou de excesso de intervenção do governo na economia e para a falta de regulação do mercado, que podem levar a economia a sérios problemas, num futuro não muito distante. Ela também fez críticas também ao atual modelo de redistribuição de renda adotado pelo governo federal. “É uma sociedade refém de programas sociais, é um estado assistencialista”. 

Sobre o evento
O fórum foi uma iniciativa das assembleias legislativas de Santa Catarina e Minas Gerais, em conjunto com a Unale e a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, e participação dos tribunais de contas dos dois estados e da União e Ministério Público. (Marcelo Espinoza)

Voltar