Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/08/2019 - 12h50min

Projeto de lei sugerido pelo Parlamento Jovem passa pela primeira comissão

Imprimir Enviar

Uma proposta criada nas atividades do Parlamento Jovem, realizado pela Assembleia Legislativa, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta quarta-feira (20). Transformada no Projeto de Lei 225/2019, pelo deputado Milton Hobus (PSD), a iniciativa institui a Semana Estadual de Combate ao Bullying.

O texto teve parecer favorável da deputada Paulinha (PDT), que destacou a relevância do tema. O texto original foi apresentado pelas alunas Eduarda Makeli Hamm, Fernanda Weiss, Isabela Luchtenberg Eying, Natália Derro e Jamile Coelho Padilha,  junto com os professores Isabel C. Carneluu e Fábio Matteussi, da Escola de Ensino Básico Aleixo Dellagiustina, localizada no município de Ituporanga.

Os objetivos da matéria envolvem a divulgação e promoção do programa, além  de prevenir e combater a prática do bullying na rede estadual de ensino. A ideia, de acordo com o texto apresentado por Hobus, é promover um ambiente escolar seguro, instruir docentes e equipe pedagógica de cada escola para saber identificar o problema, além de orientar as vítimas para ajudá-las a resgatar a autoestima e envolver as famílias no processo de construção da cultura de paz e de respeito nas escolas e outros locais de convivência. O texto agora continuará tramitando nas comissões de Educação, Cultura e Desporto e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Outros
A CCJ aprovou ainda o Projeto de Lei 218/2019, de autoria do deputados Neodi Saretta (PT), que trata do direito de assessibilidade da pessoa ostomizada aos sanitários de uso público. O texto prevê a instalação de equipamentos adaptados para o uso das instalações. A matéria agora será apreciada nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Saúde.

Outra proposição que terá continuidade na Alesc é o Projeto de Lei 152/2019. Apresentado pela deputada Paulinha, o texto institui a política estadual de incentivo à reinserção social de apenados e egressos do sistema prisional. As próximas etapas incluem a tramitação nas comissões de Segurança Pública e Direitos Humanos.

De autoria do deputado Romildo Titon (MDB), o Projeto de Lei 234/2019 reconhece o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Campos Novos, como ponto turístico religioso do Estado. Com a aprovação no colegiado, a matéria irá agora para a Comissão  de Turismo e Meio Ambiente, em caráter terminativo.

Voltar