Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/04/2019 - 19h35min

Obras de manutenção das pontes da Capital já iniciaram, diz secretário

Imprimir Enviar
Reunião da Comissão de Transportes

As obras de manutenção das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, que ligam a região continental de Florianópolis à Ilha de Santa Catarina já iniciaram, apesar das pessoas não estarem vendo operários e elas serão concluídas dentro do prazo previsto de dois anos, garantiu nesta terça-feira (2) o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, durante reunião da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano. O secretário afirmou que não há nenhum risco de queda para as duas pontes, apesar da falta de manutenção.

Em auditório lotado de representantes de entidades empresariais e lideranças políticas da Grande Florianópolis, o secretário disse que atualmente a empresa executora das obras está implantando os canteiros de obras e que na próxima semana devem iniciar as lavagens das partes secas continentais das pontes para retirada das ferrugens e, em seguida, as pinturas. Ele revelou que as obras serão simultâneas nas duas pontes e que no próximo ano, em data ainda a ser definida, depois do Verão, a ponte Colombo Salles ficará fechada por uma semana para o processo de cura das obras de manutenção.
As obras, na sua maioria, serão realizadas no período noturno para diminuir o transtorno à população e, segundo o secretário, haverá aditivos nas obras de manutenção. “Nossa licitação é de três anos atrás, nesse período houve degradação, por conta de maresia, precisamos quantificar o surgimento de novos problemas para fazer novo planejamento. O planejamento é um processo importante de todo processo e é o que estamos fazendo para poder cobrar a execução.” Durante mais de uma hora, o secretário falou do histórico do processo para definição das empresas responsáveis pela execução e a supervisora.
As empresas Cejen e Engevix venceram as licitações para reforma e supervisão das obras, respectivamente, com valores de R$ 29 milhões e R$ 1,3 milhão, com prazo de execução de 24 meses. De acordo com o secretário, os aditivos serão necessários, devido estudos feitos neste ano de que houve uma degradação de 15% das previsões iniciais feitas há três anos. “É um desgaste natural”. O secretário reforçou ainda que o governo do estado está buscando recursos junto ao BNDES para pagar essas obras de manutenção. “As tratativas estão adiantadas. Se conseguirmos, estes recursos do estado serão destinado para outras obras.”

Preocupação do Ministério Público
O promotor do Ministério Público de Santa Catarina, Daniel Paladino, voltou a alertar sobre a preocupação da manutenção estrutural das duas pontes, principalmente sob a parte submersa delas. “Ninguém pode afirmar com certeza de como estão os pilares das pontes. Precisamos de uma ação de imediato na manutenção das pontes e confiamos na sensibilidade do governo para que as obras se iniciem efetivamente.”

Paladino ressaltou da falta de cultura de manutenção de obras públicas no Brasil, algo que em sua opinião deveria mudar. Lembrou que as duas pontes estão há anos sem manutenção e que em 2015 foi iniciada as primeiras ações para que o governo do estado fizesse essas obras, mas vários recursos jurídicos foram realizados impedindo o inicio delas. “Estamos no aguardo efetivo destas obras.”

O presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, deputado João Amin (PP), destacou a importância da reunião e a presença do secretário de Infraestrutura e do promotor de Justiça. Estiveram presentes na reunião ainda os deputados Marlene Fengler (PSD), Jerry Comper (MDB), Romildo Titon (MDB) e Ricardo Alba (PSL).

Audiências públicas aprovadas
Durante a reunião, houve também aprovação para a realização de cinco audiências públicas, em data e local ainda a serem definidos que tratam de obras de infraestrutura no estado. A primeira é para uma audiência em conjunta com a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia a ser realizada em Florianópolis para discutir as obras do contorno viário da Grande Florianópolis.

Foi também aprovada a realização de uma audiência em Anitápolis para discutir a recuperação e pavimentação da rodovia SC-108. Em Correia Pinto, serão discutidas as obras do aeroporto da cidade. Em Maravilha, haverá audiência para discutir o entroncamento da BR 282 com a BR 158 e seus trevos de acesso às cidades de Nova Erechim, Pinhalzinho, Nova Itaberaba, Iraceminha, Flor do Sertão, trecho de São Miguel do Oeste a Chapecó.

Em Jacinto Machado, haverá uma audiência para discutir a recuperação e pavimentação asfáltica da rodovia SC-108 entre Jacinto Machado e Praia Grande.

Voltar