Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/09/2013 - 10h29min

Exposição de telas de Zumblick é reaberta ao público com obras inéditas

Imprimir Enviar
Presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), discursa durante a reabertura da exposição. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Os admiradores da arte de Willy Zumblick podem novamente visitar a exposição permanente de telas do pintor no Centro Municipal de Cultura de Tubarão - Museu Willy Zumblick. Na noite desta quarta-feira (25), com a presença de autoridades e familiares do artista plástico, foi reaberta a mostra dos 72 quadros doados por Zumblick para o município de Tubarão. Além dessas obras, outras 15 peças, pertencentes a familiares do pintor, estão em exposição pela primeira vez. O evento é alusivo às comemorações do centenário de nascimento do artista.

As telas retratam os temas preferidos do pintor: a Festa do Divino, o Boi de Mamão, as enchentes que devastaram Tubarão em 1974, a Guerra do Contestado, Anita Garibaldi, além de autorretratos e cenas do cotidiano que foram eternizadas por Zumblick. O acervo, pertencente ao Museu Willy Zumblick, passou por limpeza, higienização e restauração, realizados pela Gerência Cultural da Assembleia Legislativa. Durante três semanas, os servidores do Parlamento Isabella Brand Flores e Kiko Cervi trabalharam na preparação das telas para a exposição. "Essa parceria do Legislativo com o município de Tubarão na recuperação dos quadros fez com que pudemos proporcionar ao museu um trabalho que, se fosse feito pela iniciativa privada, seria de um custo muito elevado", explicou Isabella.

Além das telas, 90 fotos, que contam a vida do artista, foram disponibilizadas pela família e estão em exposição para o público, também pela primeira vez. São momentos de Zumblick com a família, no trabalho como relojoeiro e no convívio com os amigos. Esculturas feitas pelo artista e os vários diplomas, comendas e medalhas que ele recebeu em vida também estão em exposição.

A mostra pode ser visitada, de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. De acordo com José Acco Júnior, da Fundação Municipal de Cultura e Esporte de Tubarão, para a comemoração do centenário e a reabertura da exposição, a prefeitura fez alguns reparos no prédio que abriga o museu, mas aguarda a liberação de R$ 300 mil do governo estadual para realizar pequenas reformas no espaço, construído em 2000 e idealizado pelo próprio Willy Zumblick. "Também estamos em fase de cadastro junto à União para solicitar mais recursos para fazer as reformas que este museu merece", disse.

Reconhecimento
A Festa do Divino, um dos maiores símbolos da arte de Zumblick, esteve presente na reabertura da exposição permanente, com o desfile da comitiva real e a encenação da Bandeira do Divino, acompanhada da apresentação do Coral Municipal de Tubarão. O público assistiu também a um minidocumentário sobre a vida do artista, com entrevistas de familiares e amigos.

Emocionado, Carlos Roberto Zumblick, filho mais velho do homenegeado, fez a leitura de uma mensagem redigida por uma das netas de Zumblick, Denise Gonçalves. "Se fosse possível, eu o faria eterno", dizia a neta na mensagem. Sobre as homenagens recebidas pelo centenário, Carlos Roberto afirmou que elas são importantes principalmente para a cidade de Tubarão. "Ele sempre enalteceu a cidade. O que ele pode fazer para ela, sempre fez. Essas homenagens devem servir de alento para que outras pessoas possam se dedicar à cidade como ele fez".

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), classificou o artista como um dos maiores nomes da cidade, do estado e do Brasil. "Ele contou melhor que ninguém a nossa história. Nas telas, ele eternizou essa história, os nossos costumes e tradições. Foi um homem que conservou-se humilde e que deixa esse grande legado para Tubarão. Todas as homenagens têm que ser prestadas, principalmente por ele ter feito tanto pela arte, pela cultura e pela nossa história", afirmou.

Já o prefeito de Tubarão, João Olavio Falchetti, contou histórias da convivência com Zumblick, quando, por exemplo, recebeu uma caricatura sua feita pelo artista plástico. "Em alguns segundos, ele rabiscou a minha caricatura. É algo que eu tenho guardado até hoje, de forma muito especial", disse.

Samba
Após a reabertura da exposição permanente, o público pode acompanhar na Praça  a apresentação da Escola de Samba Protegidos da Princesa, de Florianópolis, que contará a história de Willy Zumblick no desfile do carnaval da Grande Florianópolis, em fevereiro de 2014. Integrantes da agremiação, na presença da bateria, da velha guarda e de familiares do homenageado, mostraram o samba-enredo "O Divino Zumblick". O presidente da Protegidos, Moacyr Gomes, anunciou que a escola virá a Tubarão durante o carnaval do próximo ano para se desfilar na cidade.

Sessão solene
As comemorações ao centenário de nascimento de Zumblick terão seu ponto máximo na noite desta quinta-feira (26), com a realização da sessão solene em homenagem ao artista plástico, organizada pela Assembleia Legislativa em parceria com a Prefeitura e Câmara de Tubarão e a Unisul. O evento será as 19 horas no Auditório do Centro Integrado de Artes da Unisul (Bolha).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar