Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2013 - 09h15min

Protegidos da Princesa lança samba-enredo em homenagem a Willy Zumblick

Imprimir Enviar
Integrantes da agremiação se apresentaram no hall do Palácio Barriga Verde. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

A Escola de Samba Protegidos da Princesa, de Florianópolis, apresentou na noite desta terça-feira (17), no hall do Palácio Barriga Verde, o enredo para o Carnaval 2014, intitulado “O Divino Zumblick”, e desenhos de figurinos. O evento faz parte das comemorações ao centenário de nascimento do artista plástico catarinense Willy Zumblick.

Conforme o carnavalesco da Escola, Raphael Soares, a agremiação vai mostrar a história de Zumblick na Passarela Nego Quirido tendo como inspiração as obras do artista. “Planejamos um carnaval tradicional para homenageá-lo. As pessoas podem esperar um espetáculo com muita cor. Nada mais justo do que exibir um arco-íris na passarela ao falar de um pintor tão extraordinário como ele”, disse Soares. O carnavalesco revelou, ainda, que a maior dificuldade ao trabalhar com o tema foi resumir a história de Zumblick em um desfile de apenas 80 minutos.

O título do enredo da Protegidos – “O Divino Zumblick” – tem um significado especial para o carnavalesco. “A combinação se deu por ele querer ser conhecido como o pintor das bandeiras do Divino e por ser um artista divinal, de uma simplicidade incrível. Divindade não lhe falta: divino é o seu dom, divina é sua arte”.

A homenagem da agremiação a Zumblick teve de ser adiada para o próximo ano em virtude do cancelamento do desfile das escolas de samba no carnaval de 2013. “A ideia surgiu há três anos, mas pretendíamos apresentar o trabalho neste ano, para marcar o centenário”, contou o presidente da Protegidos da Princesa, Moacyr Gomes.  Segundo o presidente, a Escola, que conta com mais de 2,5 mil integrantes, prepara-se agora para dar início aos ensaios e à produção das fantasias e alegorias. “Estamos nos preparando para festejar a vida na avenida”, afirmou Gomes. O desfile das escolas de samba da capital está agendado para 1º de março de 2014.

Presente no evento, um dos filhos de Zumblick, Raimundo, disse que a homenagem feita pela Protegidos da Princesa a Willy deixa a família muito orgulhosa. “Estamos envaidecidos e agradecidos. As pessoas que conheceram o pai sabem que ele foi um carnavalesco. Ele era um entusiasta, fã do Clube 7, e sempre participou efetivamente dos carnavais de rua e de salão em Tubarão, inclusive desenhando os carros alegóricos”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP) ressaltou a contribuição de Willy Zumblick à cultura catarinense. “O maior artista tubaronense de todos os tempos contou, através de milhares de obras, a nossa história, cultura, folclore, as paisagens do nosso estado. Todas as homenagens para reverenciar, agradecer e honrar a memória do mestre Zumblick ainda serão poucas diante de tudo que ele representa para a arte e a cultura da Santa Catarina”.

Prestigiaram o ato os deputados Manoel Mota (PMDB) e Jailson Lima (PT), o prefeito de Tubarão, João Olávio Falchetti; o presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), Zeca Machado; integrantes da Escola Protegidos da Princesa, além de familiares e admiradores de Zumblick.

A homenagem contou com a participação da Velha Guarda da Protegidos, interpretando o “Rancho de Amor à Ilha”, da bateria e intérpretes da Escola, do casal de mestre-sala e porta-bandeira Luiz Carlos Araújo e Patrícia e Gomes e do casal mirim Maria Fernanda de Lima e Júlio César Padilha Bruno. Confira a letra:

"O Divino Zumblick"
Protegidos da Princesa - Carnaval 2014
Compositores: Conrado Laurindo, Fred Inspiração, Jadson Fraga, Ricardo Abraham e Willian Tadeu


Vem, Princesa, vem cantar
Tua arte vai brilhar
Retrato da minha emoção
Fala mais alto a voz do coração

Posso sentir... "divino" mestre em sua luz desceu do céu
Parece até... que o artista faz da alma o seu pincel
E então um mundo de cores é sua paixão

O tempo que passa não apaga a lembrança
Girando os ponteiros, a criança
A criatividade "despertou"
E na arte da vida
Descobre um mosaico de culturas e belezas
Presente da natureza
A sua terra, a sua gente a lhe inspirar

É Zumblick "pintando" na tela
Uma história pra te emocionar
Sua obra é a imagem mais bela
Da memória pro povo exaltar

Vem ver...
Batalhas que emolduram ideais
Glória à heroína imortal
Vestido de alma cabocla
Nos filhos da guerra, encontrei a paz
Se foi você quem pintou o colorido
Sou imperador-menino num cortejo divinal
E o povo como se fosse uma aquarela
Desce o morro e faz da passarela
A obra viva de um artista genial

Vem, Princesa, vem cantar
Tua arte vai brilhar
Retrato da minha emoção
Fala mais alto a voz do coração


Exposição e sessão solene
Na próxima semana, os eventos em comemoração ao centenário terão sequência em Tubarão.
A Protegidos da Princesa fará o lançamento do samba-enredo na terra natal de Zumblick. Será no dia 25(quarta-feira), na Praça Sete de Setembro. Além da apresentação da escola de samba, ocorre a abertura da exposição de 72 telas do homenageado, no Museu Willy Zumblick - Centro Municipal de Cultura.

A sessão solene será no dia 26 (quinta-feira), no auditório do Espaço Integrado de Artes da Unisul, às 19 horas. No evento, familiares de Zumblick receberão homenagens do Parlamento catarinense. Também está programada a exibição de uma reportagem especial sobre a vida e a obra do homenageado, produzida pela TVAL. A sessão solene é organizada pela Assembleia Legislativa, com a colaboração da Prefeitura de Tubarão, Câmara de Vereadores de Tubarão, Unisul e Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Série especial
Para marcar o centenário do nascimento de Willy Zumblick, a Agência AL, com apoio da TVAL, publica nos próximos dias uma série de reportagens sobre o tema. Em pauta, as atividades preparadas pelo Parlamento para a comemoração dos 100 anos e a trajetória pessoal e profissional de Zumblick.

O homenageado
Willy Alfredo Zumblick nasceu em 26 de setembro de 1913, em Tubarão. Autodidata, desde a idade escolar se destacou como melhor aluno em desenho e pintura. Em 1937, casou-se com Célia Sá, de tradicional família da cidade, de quem sempre recebeu importante incentivo para que se dedicasse à pintura. O casal teve cinco filhos: Carlos, Roberto, Túlio, Maria Elisa, Raimundo e Marcus Geraldo.

Em 1939, em Tubarão, realizou a primeira exposição individual. A partir daí, suas centenas de telas se espalharam pelo estado, pelo Brasil e pelo mundo. Há registros de obras do pintor nos Estados Unidos, no Japão e na Espanha.

Durante os 75 anos em que se dedicou às artes, retratou em suas obras o folclore de Santa Catarina, o Contestado, a epopéia de Giuseppe e Anita Garibaldi, Boi-de-Mamão, Dança do Pau-de-Fita, as rendeiras, entre outros temas. Zumblick morreu em 3 de abril de 2008, em Tubarão, aos 94 anos. (com informações de Jucinei Cardoso, da TVAL, e Marcelo Espinoza, da Agência AL).

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar