Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/12/2022 - 17h03min

Deputados aprovam seis propostas de origem parlamentar

Imprimir Enviar
Sessão desta terça-feira (13)
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na tarde desta terça-feira (13) seis propostas elaboradas pelos deputados, sendo cinco projetos de lei (PLs) e uma proposta de emenda à Constituição (PEC). Os PLs seguem para a análise do governador, enquanto a PEC vai à promulgação.

O PL 135/2015 dispõe sobre a obrigatoriedade de as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios informarem aos produtores de leite, na ocasião do pagamento, o valor mínimo a ser pago pelo litro de leite no mês subsequente. O autor do projeto é o deputado Neodi Saretta (PT).

O PL 218/2021 veda a exigência de atestado médico das pessoas que adotam o estilo de vida baseado no vegetarianismo e/ou no veganismo e são alunos da rede pública de educação. A matéria é de autoria de Fabiano da Luz (PT).

O PL 221/2021, da deputada Paulinha (Podemos), cria o Programa de Estímulo à Criação de Parques Industriais no Estado de Santa Catarina.  Já o PL 420/2019, da deputada Ada de Luca (MDB), estabelece o Programa de Recuperação de Dependentes Químicos no Sistema Prisional do Estado de Santa Catarina.

Por fim, foi aprovado o PL 289/2019, do deputado Valdir Cobalchini (MDB). A proposta possibilita que o contribuinte de ICMS cujo estabelecimento tenha sido comprovadamente atingido por catástrofe climática, incêndio ou qualquer outro evento que paralise a atividade econômica prorrogue o recolhimento do imposto em até 24 meses.

Ainda de autoria parlamentar, foi aprovada a PEC 4/2020, do deputado Coronel Mocellin (Republicanos). A alteração na Constituição Estadual, conforme o parlamentar, visa adequar a legislação catarinense ao texto aprovado pela reforma da previdência que permite a criação do Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais. A PEC prevê a filiação obrigatória de todos os militares ativos e inativos, bem como de seus pensionistas, a esse sistema.

Mesa Diretora
O Plenário também aprovou três matérias apresentadas pela Mesa Diretora da Assembleia.

A PEC 4/2022 altera o inciso XIV do artigo 39 da Constituição do Estado de Santa Catarina, que regula a fixação do subsídio de deputado estadual. O objetivo, conforme a justificativa da matéria, é atualizar à Constituição Federal o texto do inciso que trata dos subsídios dos parlamentares.

Também aprovado, o PLC 24/2022 modifica pontos da legislação que trata do plano de carreira dos servidores da Alesc. Já o Projeto de Resolução 2/2022 altera a norma que trata da instalação e manutenção dos escritórios de apoio à atividade parlamentar para reestabelecer a Assembleia como parte nos contratos de locação de imóveis usados pelos deputados em suas bases eleitorais.

Vetos
Além dos projetos aprovados, o Plenário apreciou 21 mensagens de veto nesta terça-feira, sendo 14 vetos totais e sete parciais. Desse montante, três foram rejeitados e serão transformados em lei.

Foi rejeitado o veto total ao PL 142/2021, do deputado Ismael dos Santos (PSD). A matéria obriga os postos estaduais de distribuição de medicamentos a realizarem o cadastro de celular de pacientes com o objetivo de informá-los sobre a disponibilidade do remédio para retirada.

Também foi derrubado o veto parcial ao PL 270/2021, que instituiu a Política Estadual de Transição Energética Justa e o Polo de Transição Energética Justa do Sul de Santa Catarina. A matéria estabeleceu critérios para a substituição do carvão mineral na geração de energia e na economia de municípios do Sul.

Os itens vetados pelo Executivo tratavam de emendas parlamentares aprovadas pelos deputados, entre elas a que prevê a criação de um fundo estadual para financiar estudos voltados à transição energética. “Esse veto prejudica o objetivo do projeto. Esse fundo vai ser administrado pelo Estado para preparar a região para a transição”, justificou o deputado José Milton Scheffer (PP).

Por fim, foi rejeitado o veto parcial ao PL 300/2020, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Ponte Hercílio Luz, tratava de procedimentos administrativos suplementares para as contratações públicas diretas do Estado de Santa Catarina.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar