Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/04/2025 - 12h02min

Duplicação da BR-280, atendimento a pessoas com deficiência e compostagem em destaque no Parlamento

Imprimir Enviar

A BR-280, no trecho que liga a cidade de São Francisco do Sul até a BR-101, é um dos principais gargalos nas rodovias catarinenses. Especialmente na época do verão, quando turistas procuram as praias de São Francisco do Sul, o trecho registra quilômetros de fila e trânsito lento. O debate sobre a duplicação da BR-280 é um dos destaques da semana na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura vai realizar uma audiência pública para tratar do assunto, na sexta-feira (25), em Araquari. O proponente é o deputado Maurício Peixer (PL). Segundo justificativa o parlamentar, a audiência busca conhecer o andamento do processo de duplicação, que iniciou em 2014, além de propor ações integradas envolvendo os segmentos da sociedade interessados no tema, de forma a garantir a conclusão definitiva da obra. 

O debate será na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araquari (ACIAA), a partir das 10h. A audiência é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelo canal da Alesc no youtube.

Seminários
Na quinta-feira (24), o Parlamento promove dois seminários, um na cidade de Pinhalzinho e outro em Lages.

Em Pinhalzinho, acontece o 1º Seminário Regional Vale do Chapecó: “Atendimento da pessoa com deficiência: uma abordagem multiprofissional”. O objetivo é proporcionar aos profissionais de áreas complementares (saúde, educação, assistência social, entre outras) uma compreensão aprofundada sobre a importância do trabalho conjunto e coordenado no atendimento à pessoa com deficiência.

O evento é promovido pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, em parceria com a Escola da Alesc, e com o apoio da APAE de Pinhalzinho, Cooperativa Regional Itaipu, Federação Estadual das APAEs e Vale do Sol Eventos. Será realizado no Centro de Eventos Itaipú Rural Show, das 7h30 às 16h30.

Já em Lages será realizado o “Seminário Estadual Agroecologia nas Escolas”, que visa ao incentivo, sensibilização e capacitação de gestores e profissionais da educação, com a proposta de viabilizar e fortalecer a operacionalização de práticas pedagógicas sustentáveis. O evento será no Auditório Flávio Krebs Ramos - Prédio da Agronomia da Udesc, das 8h30 às 18h.

Superação
Na quarta-feira (23), a partir das 10h, o esportista Juliano Romancini vai proferir uma palestra sobre a sua experiência pessoal de tragédia superada com motivação. Após sofrer um acidente em 2010, em que ficou com múltiplas fraturas, deixando-o entre a vida e a morte, Juliano precisou passar por um longo período de cirurgias e tratamentos. Um período difícil, enfrentado com muita determinação para superar as adversidades.

A história de Juliano virou documentário no programa “Viver para Contar”, do Canal Discovery Channel. A palestra será aberto ao público, no Plenarinho da Alesc.

Cidadão Catarinense
O diretor-presidente da Engie Brasil Energia e diretor superintendente para o Brasil das unidades de negócios Renewables e Thermal&Supply, Eduardo Sattamini, vai receber o Título de Cidadão Catarinense, em Sessão Solene realizada no Plenário da Alesc, na quinta-feira (24). Sattamini é natural do Espírito Santo, mas mora em Santa Catarina desde 2010, quando assumiu o cargo de diretor financeiro da Engie Brasil Energia.  

Comissões
Durante a semana, estão programadas as reuniões das comissões permanentes da Alesc. Devem se reunir as comissões de Finanças e Tributação; de Saúde; de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação; entre outras.

Alterações
As reuniões das comissões, assim como os outros eventos da Casa, podem ser alterados ao longo da semana. Todos são abertos ao público e terão transmissão ao vivo pelos veículos de comunicação da Alesc.

Fique por dentro
Acompanhe o trabalho parlamentar pelas mídias sociais da Alesc, no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Confira também as notícias nos sites da Agência AL, TVAL e da Rádio AL.

Voltar