Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/08/2019 - 10h04min

Trabalho aprova realização de exame que agiliza diagnóstico de infarto

Imprimir Enviar
Comissão de Trabalho aprovou projeto que prevê realização do exame de troponina cardíaca na rede pública

A realização do procedimento de exame rápido de troponina cardíaca em pacientes da rede pública de saúde pode dar agilidade ao diagnóstico de infarto do miocárdio. O procedimento é garantido pelo Projeto de Lei 136/2019, de autoria da deputada Paulinha (PDT), aprovado na manhã desta terça-feira (27) na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

O infarto do miocárdio causa a morte de cerca de 100 mil pessoas por ano no Brasil. A troponina é uma enzima encontrada no sangue e a medição de seus níveis é considerada o mais sensível marcador de lesão do músculo cardíaco. “Esse exame diagnostica o infarto do miocárdio, que nem sempre o médico consegue identificar no exame clínico ou no eletro. É um exame de baixíssimo custo que eu não tenho dúvidas que vai salvar muitas vidas”, disse a autora.

O deputado Sargento Lima (PSL) relatou durante a reunião da comissão que sofreu um infarto do miocárdio durante a prática de atividade física e foi inicialmente diagnosticado no hospital como lesão muscular. “Fico feliz de fazer parte desta comissão e votar de forma positiva no projeto da deputada Paulinha.”

O relator do projeto na comissão, deputado Volnei Weber (MDB), destacou que o projeto dará dignidade, segurança e conforto para os pacientes. “Quando fomos investigar, descobrimos que o custo desse exame fica em torno de R$ 5. Isso é muito pouco, considerando o benefício que vem trazer. Já deveríamos ter esse exame à disposição”, disse o parlamentar, que acredita em uma votação favorável unânime no plenário. Antes disso, a iniciativa ainda precisa ser aprovada na Comissão de Saúde.

Dispensa de autenticação
A Comissão de Trabalho também aprovou o PL 378/2017, de autoria dos ex-deputados Silvio Dreveck e Jean Kuhlmann, que altera a Lei 15.435, de 2011, a qual dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão e institui a Carta Estadual de Serviços ao Cidadão, para incluir a dispensa da autenticação de cópia de documentos expedidos no país. O projeto foi relatado na comissão pelo deputado João Amin (PP).

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar