Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/02/2016 - 10h55min

Vampiro entrega solicitação de apoio aos produtores de maçã para Michel Temer

Imprimir Enviar
Produtores estão preocupados com a invasão da maçã chinesa no Brasil, e parte dos fruticultores necessitam da subvenção federal do seguro agrícola

O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (PMDB) entregou ao vice-presidente da República, Michel Temer, duas solicitações em prol dos produtores de maçã durante presença da liderança na quinta-feira (28), em Florianópolis.

Segundo o parlamentar, os produtores necessitam de amparo do governo federal para receber a subvenção do seguro agrícola e estão preocupados com a invasão da maçã chinesa no Brasil. "É dever do governo brasileiro proteger os nossos produtores, que são responsáveis por mais de 195 mil empregos diretos e indiretamente", salientou Vampiro.

Conforme a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), na safra 2015/2016 boa parte dos fruticultores não tiveram suas apólices contempladas pela subvenção federal. Sem os recursos para custear a parte que caberia ao governo federal, os produtores de maçã estão perdendo a cobertura na reta final do ciclo da cultura, o que pode comprometer a safra e provocar a falência de pomicultores.

Outra preocupação dos produtores está com a invasão da maçã chinesa no Brasil. A permissão da entrada aguarda o acordo fitossanitário, que compete ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (AMAP), Sálvio Proença, se for bem sucedido vai provocar um colapso da cadeia produtiva da maçã no Brasil. "Vai gerar desemprego, diminuição na arrecadação de impostos e vai devastar regiões que dependem dessa cultura, especialmente as pequenas propriedades na Serra catarinense", comentou.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção brasileira de maçãs soma 1,27 milhões de toneladas, o que faz do Brasil um dos principais produtores do mundo. Santa Catarina é líder na produção de maçãs, respondendo por 49% da safra bruta, com 614 mil toneladas. O Brasil conta com mais de 4,3 mil produtores, dos quais 64% são catarinenses.

Filipe Casagrande
Assessoria de Imprensa do deputado Luiz Fernando Vampiro
(48) 9985-5930

Voltar