Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/06/2015 - 12h56min

Terminal Pesqueiro receberá projeto para ampliar as operações em Laguna

Audiência Pública debateu o futuro do terminal responsável por 40% da economia do município
Imprimir Enviar
Deputado Vampiro participou de audiência sobre o terminal pesqueiro. FOTO: Divulgação

Os técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) vão estar em Laguna nas próximas semanas para realizar um estudo aprofundado para elaboração do projeto de ampliação das operações do Terminal Pesqueiro. A definição foi apresentada em audiência pública nesta segunda-feira (29), promovida pela Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, a pedido do deputado estadual Luiz Fernando Vampiro. 

O futuro da pesca e do Terminal Pesqueiro de Laguna foi debatido em audiência pública entre autoridades, técnicos e a comunidade. No encontro foi constatado que a retificação e derrocagem dos molhes da barra é fundamental para a ampliação das atividades do terminal, que corresponde a 40% da economia do município. "Vamos articular com os governos estadual e federal para buscar os recursos necessários. Investir neste terminal é contribuir com o desenvolvimento de Laguna", disse o Vampiro.

Segundo o administrador do Terminal Pesqueiro, Deyvison de Souza, se aumentar o calado da entrada dos molhes da barra de três para seis metros, será possível receber mais de 300 embarcações ao mês, o que corresponde metade da frota cadastrada em Santa Catarina. "Não vejo outra saída para o progresso de Laguna sem ser a retificação dos molhes da barra. Esta obra precisa sair com a fiscalização de todas as entidades representativas", comentou.

O diretor adjunto do INPH, Domenico Accetta, detalhou algumas etapas do estudo para elaboração do projeto de ampliação do Terminal Pesqueiro. Será feito o levantamento batimétrico das áreas internas e externas à Barra de Laguna, do topo-batimétrico dos Molhes Norte e Sul, estudo das condições hidráulico-meteorógico do local, projeto de engenharia das obras a serem executadas, entre outros. "Este estudo será um diferencial para alavancar os recursos que o terminal precisa", finalizou Accetta.

Filipe Casagrande
Assessoria de Imprensa
Dep. Luiz Fernando Vampiro
(48) 3221.2998 / 9985.5930

Voltar