Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/04/2023 - 15h43min

Deputado participa de manifestação de pescadores e maricultores em Palhoça

Moradores pedem fim das discussões sobre demarcação de terras no município
Imprimir Enviar
Maricultores e pescadores protestaram na BR-101 contra possível demarcação de terras indígenas em Palhoça FOTO: Thiago Carvalho

O deputado estadual Sérgio Guimarães (União) acompanhou a manifestação de moradores da Enseada do Brito, Araçatuba e Maciambu, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Os moradores reivindicam sensibilidade das autoridades sobre as discussões de demarcação de terras, na região.

De acordo com moradores se os quase dois mil hectares de terra forem repassados para indígenas, cerca de 60 famílias do bairro Araçatuba poderão ficar sem ter o que comer ou onde morar, já que eles dependem da pesca e da produção de moluscos para sustentar a família. É o caso de Manoel Apolínário, 72 anos, que há 42 tira o sustento do mar. “Se me tirarem daqui vou morar debaixo da ponte e passar fome” lamentou.

O deputado Sérgio Guimarães destacou a importância do diálogo. Prestou solidariedade aos moradores e lembrou que é necessário buscar apoio de entes federais para que sejam sensíveis a causa.

“Vamos nos mobilizar em Santa Catarina e unir forças para ir até Brasília, em busca de reverter as discussões, já que aqui em Palhoça temos a maior produção de moluscos do Brasil.” Disse

Durante a manifestação, a BR-101 chegou a ficar fechada por 10 minutos. O tempo foi por meio de acordo entre a Polícia Rodoviária Federal e os organizadores do movimento.

Com faixas nas mãos, os moradores destacavam o prejuízo para a economia local, caso a demarcação se concretize. O processo que diz respeito a demarcação de terras surgiu em 1992, com um levantamento feito por uma antropóloga. Há 30 anos, o caso está na justiça e a discussão ganhou força em Santa Catarina em 2013.

Acompanhe Sérgio Guimarães


Sérgio Guimarães
Voltar