Segurança preventiva:Deputado Eskudlark quer vistoria detalhada nas pontes federais do Extremo Oeste
Devido aos transtornos e prejuízos causados pelo fechamento da Ponte da Integração, na BR-386,sobre o Rio Uruguai, que liga Iraí no estado do Rio Grande do Sul com Palmitos em Santa Catarina, o deputado Maurício Eskudlark (PSD) solicitou ao DNIT e a representantes do Governo Federal que seja feita uma urgente vistoria preventiva na estrutura das principais pontes do Extremo Oeste catarinense.
Eskudlark lamenta que o DNIT tenha tomado uma atitude com relação a Ponte da Integração somente depois da exibição de um vídeo de usuários ter denunciado o problema via internet. “Estamos atentos a esta situação e não podemos permitir que o mesmo erro e atrasos venham a acontecer novamente. É preciso que seja feita uma análise prévia e detalhada para evitar outras eventuais interdições", explica.
O parlamentar justifica sua solicitação com base em problemas econômicos e sociais que podem surgir se novas pontes da região tiverem que ser fechadas, ainda que temporariamente. Exemplifica o caso das pontes da BR-282, principalmente na região de São Miguel do Oeste, Maravilha e Chapecó, que são vitais para o escoamento de grande parte de nossa produção agrícola para o litoral catarinense
Além disso, Maurício Eskudlark solicitou informações sobre a situação da Ponte do Goio- En, sobre o Rio Uruguai, ligando os municípios de Chapecó (SC) e Erechim (RS). “É preciso estar atento, pois com o fechamento da Ponte da Integração, essa outra ponte fica sobrecarregada já que praticamente todo o tráfego de veículos pesados está sendo desviado por este trajeto”, conclui o deputado.
Nova Ponte em Itapiranga
Eskudlark aproveitou a oportunidade para voltar a defender a construção da ponte sobre o Rio Uruguai entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS). “Precisamos urgentemente desta ponte, os municípios do Extremo Oeste tem perdido investimentos e a população sofre diariamente com os custos e a insegurança na travessia das balsas”, lamenta Eskudlark.