Sargento Lima propõe selo empresarial para inserção de autistas
Para incentivar empresas catarinenses a contratar pessoas com autismo e déficit de atenção com hiperatividade, o deputado Sargento Lima (PSL) propôs a instituição do selo Empresa Amiga dos Autistas e portadores de TDAH. O projeto de lei foi elaborado a partir de encontros que Lima teve com a Associação dos Amigos dos Autistas de Videira, que relatou a dificuldade de inserção destas pessoas no mercado de trabalho.
TDAH significa Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. A ideia surgida nestes encontros é que empresas públicas ou privadas que contratarem autistas e com déficit de atenção recebam o selo e que possam usá-lo em seus rótulos ou em material publicitário como um diferencial.
Pelo projeto, o selo será entregue pelo governo do Estado, a partir de critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência.
“Durante anos, pessoas com deficiência foram excluídas do convívio social, das instituições, pois eram percebidas como incapazes. Hoje, entende-se que as deficiências não impedem a interação social destas pessoas. Apenas são necessárias adaptações”, justifica Sargento Lima.