Reunião de Eskudlark no DNIT agiliza projeto do Viaduto do Cedro e pagamento de indenizações
Deputado Maurício Eskudlark (PSD) esteve reunido na direção do DNIT-SC com o chefe e Serviço de Engenharia, Alysson Rodrigo de Andrade, nesta semana, juntamente com os vereadores Padilha e Rabicó, de São José do Cedro, além do vereador Pedro Trevisol, de Guaraciaba. Em pauta, a discussão para agilizar o projeto do viaduto de São José do Cedro, e também o pagamento das indenizações dos atingidos pelas obras da BR-163.
Eskudlark disse que a reunião foi positiva e que o projeto do viaduto em São José do Cedro deve ser agilizado a partir de agora uma vez que o engenheiro Alysson tem conhecimento e experiência sobre o assunto, tendo sido o responsável por obras semelhantes já realizadas ao longo da BR-282 na região, no que tange a fiscalização, indenizações e benfeitorias. Segundo informações repassadas pelo técnico ao deputado e comitiva, deverá acontecer nas próximas semanas uma reunião em São José do Cedro para discutir os procedimentos finais da área, traçado e desapropriações, bem como ao modelo de trevo que será construído e cujo projeto deverá ser adequado ao terreno e condições do local.
“O assunto agora está bem encaminhado. As informações técnicas repassadas nos tranqüilizaram e deram a certeza de que o projeto será agilizado a partir desta nova reunião que será marcada e que iremos acompanhar “, disse Eskudlark.
Indenizações
O principal motivo do encontro, e um dos grandes problemas da revitalização da rodovia, que é o pagamento das indenizações aos moradores atingidos, teve ampla discussão na reunião. Segundo o chefe do DNIT, o pagamento deve ser iniciado dentro do prazo de 45 dias, após serem feitos os estudos e medições. “Peço desculpas pois já foram dados dois prazos que não foram cumpridos, não foi por falta de vontade, mas infelizmente existem alguns trâmites burocráticos e a troca de empresas e equipes de trabalho que emperrou o processo”, garante.
O presidente da câmara de vereadores de Guaraciaba e representante dos moradores atingidos, Pedro Trevisol, avalia a reunião como muito boa, uma vez que o chefe de engenharia Alysson de Andrade foi o responsável pelos pagamentos das indenizações das obras da BR282 em Paraíso. “Moradores atingidos pela obra da 282 tiveram seus pagamentos em dia, agora temos a mesma pessoa a frente deste processo, o que nos dá esperança”, afirma.
Maurício Eskudlark explica que a promessa do DNIT é de que em 45 dias seja feita a medição das terras, os cálculos indenizatórios e havendo um acordo com os moradores o pagamento. “Esperamos que desta vez a promessa seja cumprida, ficamos satisfeitos com o diálogo, ainda mais por eles saberem dos problemas e assumirem o compromisso de iniciar o processo burocrático de medição, cálculos e pagamento justamente nos casos dos moradores que mais tem a necessidade destes recursos”, conclui o deputado.