Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2023 - 17h34min

Projeto visa implantar nas escolas técnicas ABA para atender estudantes com TEA

Imprimir Enviar
Através de proposta do deputado Miotto, estudantes com TEA poderão ser acompanhados pelo sistema ABA dentro das escolas FOTO: Ascom deputado Jair Miot

Deu entrada na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria do deputado Jair Miotto (União), que busca implantar nas escolas da rede pública de ensino a técnica ABA para educação de crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). ABA é uma sigla que vem da língua inglesa que significa Applied Behavior Analysis ou, em português, Análise do Comportamento Aplicada.

De acordo com o PL, o Poder Executivo poderá avaliar os estabelecimentos educacionais que já possuem uma estrutura física e recursos humanos para iniciar, gradativamente, a inclusão do ABA no sistema escolar. “Cada unidade de ensino deverá dispor de profissionais capacitados para a efetiva implantação da educação baseada em ABA. Uma equipe multidisciplinar, formada por psicológicos da área de educação, pedagogos, psicopedagogos e estagiários de pedagogia irão avaliar, criar um plano de ensino, aplicar e monitorar dos estudantes com TEA”, explica o deputado.

Análise do Comportamento Aplicada
Segundo Miotto, a terapia ABA no autismo é importante, pois visa promover o ensino de novas habilidades. Também ajuda a lidar com comportamentos desafiadores, o que podem ser tanto comportamentos de crises, quanto aqueles que colocam em risco a integridade física. É um processo abrangente, estruturado e contínuo de reaprendizagem. “A Análise de Comportamento Aplicada avalia o indivíduo como um todo. É uma ciência baseada na avaliação do comportamento, definição de objetivos, programação de metas, planejamento de intervenções e protocolo de registros dos resultados, um processo claro e preciso. O objetivo principal é promover uma melhor qualidade de vida e a melhoria do bem-estar social do indivíduo, aprimorando a interação e a comunicação social”, justifica o deputado.

Através do método ABA é possível eliminar comportamentos prejudiciais e criar repertórios comportamentais positivos na criança e para o processo de aprendizagem. O método proporciona desenvolvimento cognitivo, interacional e de coordenação motora, além da construção do conhecimento. “Uma técnica focada em promover o ensino de novas habilidades e a ajudar lidar com comportamentos desafiadores. Mas, para que estes objetivos possam se concretizar, é necessário o engajamento de todos: alunos, dos responsáveis, da escola, professores e do Estado”, salienta o deputado. 

 

 

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar