Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/06/2016 - 16h34min

Projeto de lei quer tornar involuntária a internação de dependentes químicos em SC

Imprimir Enviar
Deputado Aldo Schneider

Um projeto de lei quer tonar involuntária a internação para dependentes químicos no estado de Santa Catarina. A proposta é do vice-presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider (PMDB).

Para Schneider, o internamento é fundamental onde existem situações de risco tanto para o usuário quando para os familiares e a população. "Em determinadas situações o dependente químico não tem mais condições de decidir sobre a sua situação de saúde. A minha proposta é que agentes de saúde e a família possam legalizar a internação", disse Aldo.

Alguns estudos comprovam que cerca de 50% dos usuários apresentam  transtornos mentais, sendo o mais comum deles a depressão. Esses distúrbios fazem com que os viciados não consigam entender a gravidade e a nocividade de seu comportamento para si e para os outros, gerando violência e tragédias familiares.

A dependência química pressupõe o mecanismo psicológico de buscar a droga e a necessidade biológica que se criou no organismo. E isso resulta em diversos tipos de nível de comportamento dos usuários que variam muito de pessoa para pessoa, independente da droga que ele use.  

Ainda segundo o projeto, o tratamento em regime de internação terapêutica será estruturado de forma a oferecer assistência integral ao dependente químico, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicólogos, ocupacionais, de lazer e outros.

A internação deverá ter laudo médico e psicológico com as diretrizes do tratamento que poderá ser:

* Internação Voluntária : aquela que se dá com o consentimento do usuário.

* Internação Involuntária : aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; (objetivo do Projeto de Lei)

* Internação compulsória : aquela determinada pela justiça

A internação involuntária a pedido de terceiros poderá ser feita por familiares ou qualquer profissional do estado como Corpo de Bombeiros, agentes de saúde, assistência social, por exemplo.

O projeto de lei foi protocolado na Alesc e agora segue para análise da Assessoria Jurídica e depois segue para as comissões permanentes da casa para ir para a votação em Plenário .

 

 

Ramiro Fernandes - Assessor de imprensa (SC 3075 JP)
Gabinete da Vice-Presidência - Deputado Aldo Schneider
(47) 9608 0942 | (48) 3221 2683

https://www.facebook.com/deputadoaldoschneidersc

https://www.youtube.com/user/deputadoaldo

https://twitter.com/aldoschneider

www.aldoschneider.com.br

Voltar