Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/02/2016 - 17h03min

Projeto de lei quer proibir trotes violentos em universidades de SC

Imprimir Enviar
Deputado Gean Loureiro

Um projeto de lei protocolado pelo deputado Gean Loureiro (PMDB) pretende proibir a prática de “trote de calouros” onde incluam, na sua execução, atos violentos ou humilhantes contra calouros de instituições de ensino superior em Santa Catarina.

No texto do projeto, o deputado inclui a proibição de exaltação pública da sexualidade, raspagem forçada do couro cabeludo, indução forçada de bebidas alcoólicas, entre outras ações que importem em violência ou assédio físico e moral. Na justificativa, Gean relembra inúmeros casos de violência durante trotes pelo país, como a morte do estudante de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Edison Tsung, encontrado morto no fundo de uma piscina, onde se lançou após ter seu corpo inteiramente pintado pelos veteranos.

"Junta-se a este caso, tantos outros em que alunos são vítimas de coma alcóolico, assédio sexual e violência física ou moral”, explica o deputado autor, Gean Loureiro. Por outro lado, o projeto também ressalta e estimula a prática do conhecido “trote solidário”, com cunho humanitário, ganhando cada vez mais espaço nas universidades do país. “O verdadeiro objetivo do trote é a socialização entre veterano e calouro, daí a importância de uma atividade em prol da comunidade em conjunto. Usar de violência para essa socialização não contribui em nada para a formação do aluno”, conclui Gean.

 

 

 

Bruno Oliveira - (48) 8434.6945
Assessor de Comunicação
Jornalista Profissional - 4751/SC
Gab. Dep. GEAN LOUREIRO

Voltar