Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/01/2016 - 16h57min

Santa Catarina ganha rota turística da cerveja

Imprimir Enviar
Audiência pública em setembro discutiu criação da rota com Associação dos Cervejeiros Artesanais / FOTO: Divulgação

Famosa por grandes e tradicionais festivais relacionados à cerveja, Santa Catarina passa a contar, agora, com uma Rota das Cervejas oficial. Sancionado na segunda-feira (18), o Projeto de Lei 249/2015, do deputado estadual Gean Loureiro (PMDB), foi transformado na Lei 16.880, publicada na edição 20.221 do Diário Oficial do Estado. A proposta é estimular e incentivar a cultura e a produção da cerveja artesanal catarinense por meio de microcervejarias artesanais, micromaltarias e, também, produtores de insumos e equipamentos cervejeiros.

A rota também deverá promover eventos por meio das associações ligadas ao setor cervejeiro e ao governo do Estado nas regiões turísticas catarinenses Rota Verde e Mar, Grande Florianópolis, Recantos do Sul, Caminho dos Cânions, Caminho dos Príncipes, Vale Europeu, Serra Catarinense, Vale do Contestado, Grande Oeste e Caminho da Fronteira. De acordo com o projeto, o Executivo poderá acrescentar novas regiões, atendendo à demanda de novas cervejarias.

O deputado Gean Loureiro, criador do projeto e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ressalta a importância de regulamentar e unir os produtores de cervejas artesanais em prol do turismo e do desenvolvimento econômico do setor. “Temos mão de obra qualificada e qualidade nas nossas cervejas para dar inveja em qualquer estado no Brasil. Faltava organizar uma rota para criar festivais em cada região, dando prioridade para a cerveja local”, destaca Gean.

O parlamentar também salienta que não é uma concorrência com as grandes cervejarias. “Não se trata de concorrência, são produções e públicos-alvo totalmente diferentes. O turista quer conhecer a cerveja da região e não a comum em todos os lugares.”

Para o presidente da Associação das Cervejas Artesanais de Santa Catarina (Acasc), Carlo Lapolli, a produção da cerveja artesanal catarinense ganhou força nos últimos 20 anos e, atualmente, são produzidos cerca de 2 milhões de litros da bebida por mês. “A produção da nossa cerveja artesanal ganha cada vez mais consumidores no estado e no país devido às técnicas apuradas, ingredientes diferenciados e um processo de produção moderno”, explica Lapolli.

Bruno Oliveira 
(48) 8434.6945
Assessor de Comunicação do deputado Gean Loureiro
Jornalista Profissional - 4751/SC

Voltar