Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
12:30

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2016 - 14h59min

Procon é favorável a projeto de lei que proíbe cobrança por hora cheia em estacionamentos de SC

Imprimir Enviar

A polêmica cobrança por hora cheia nos estacionamentos de Santa Catarina pode estar com os dias contados. Isso porque um projeto de lei do deputado Gean Loureiro (PMDB) quer estabelecer a cobrança fracionada nos estabelecimentos. A proposta foi diligenciada para o Procon de Santa Catarina e obteve parecer pela aprovação da lei.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a proposta não ofende o princípio da ordem econômica ou da livre iniciativa privada, pelo contrário: “o conteúdo a que pretende resguardar o projeto em andamento é de grande interesse público, já que permeia o âmago dos direitos afetos aos consumidores”, diz o parecer.

Se aprovado, o PL vai dividir a cobrança por no máximo a cada 10 minutos e não de hora em hora, como muitos estacionamentos vêm fazendo. De acordo com Gean, não é razoável que motoristas paguem por tempo de permanência que não utilizam: “o modelo de cobrança utilizado atualmente chega a ser abusivo. Tem shopping cobrando o valor de 3 horas para quem só precisa ficar 30 minutos. E com estacionamentos não é diferente. O cidadão fica 1 hora e 10 minutos, mas paga o valor referente a 2 horas”, explica o deputado.

Com o novo modelo proposto pelo projeto de lei, os estacionamentos cobrariam um valor a cada 10 minutos, fracionando a hora em seis. Além disso, para evitar uma subida dos preços com o novo sistema, o texto do projeto destaca que estabelecimentos que, abusivamente, aumentarem os preços dos serviços sofrerão sansões previstas no Código de Defesa do Consumidor.

 


 

Bruno Oliveira - (48) 8434.6945
Assessor de Comunicação
Jornalista Profissional - 4751/SC
Gab. Dep. Gean Loureiro

Voltar