Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2014 - 14h10min

Posse de Dirce na coordenação da bancada feminina enfatiza maior participação na vida pública

Imprimir Enviar

Com uma plateia  marcada, principalmente, por rostos femininos que deram charme a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher,  com seus ternos cor de rosa, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) assumiu na terça, dia 11 de março, a coordenação da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa.

A solenidade foi marcada pela emoção, descontração e  um discurso contundente em prol da participação feminina na vida pública brasileira.  A realidade é que apesar da cota de 30% destinadas para as mulheres nos pleitos eleitorais, ainda é pequena a participação feminina nos poderes constituídos.  Somente no Parlamento catarinense, essa representação chega a 10% .   

Esse discurso deu o tom da abertura da solenidade pelo presidente da Casa, deputado Joares Ponticelli (PP), que afirmou que apesar dessa Legislatura contar com cinco mulheres, quatro titulares e uma suplente, a representação feminina ainda é pequena.  No entanto, é uma bancada unida, e é incansável em seus pleitos sempre em prol da coletividade”, afirmou destacando que dos 40 deputados, 36 são homens, as quatro mulheres da Frente Parlamentar foram as que lhe deram o maior cansaço durante o período em que esteve a frente da presidência da Casa. “Estavam sempre me cercando, visando dar atenção as suas ações”, afirmou brincando, arrancando aplausos e risos da plateia.

A constituição dessa Frente Parlamentar Feminina visou justamente a construção de pautas unificadas em prol da sociedade, independente de sigla partidária, afirmou a então presidente da Bancada Feminina, Luciane Carminatti (PT).  “Houve avanços, mas ainda há muito o que ser feito”. 

Falaram ainda as deputadas Ângela Albino (PCdoB), Ana Paula Lima (PT) e Ada de Luca (PMDB), que representou o governador Raimundo Colombo.
A deputada Dirce Heiderscheidt fez questão de destacar os seus desafios a frente da Bancada Feminina, afirmando que pretende, em parceria com suas colegas deputadas, fazer a diferença e promover mais avanços para as políticas públicas voltadas para as mulheres.

As homenageadas
Ao todo doze entidades foram homenageadas pela bancada feminina 

A deputada Dirce  homenageou as Abelhinhas Operárias e as Mulheres do Frei Damião. Já a bancada feminina vai prestar homenagem ao Conselho Estadual  Dos Direitos das Mulheres e a Rede Estadual de Câncer.
A deputada  Ana Paula Lima homenageou a Incubadora de Tecnologias de Cooperativas Populares e a Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina.

Já a deputada Ângela Albino homenageou a Associação em Defesa dos Direitos Humanos e o Instituto de Estudos de Gênero.  A deputada licenciada Ada de Luca homenageou a Associação Amigas do Peito de Urussanga e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Garopaba. Já a deputada Luciane Carminatti homenageou a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó e a Rede  Feminina de Combate ao Câncer de Seara. 


Ações previstas da bancada feminina 
No dia 26 de março, para encerrar o mês das Mulheres, está agendado uma palestra com o consultor de marketing e jornalista paulista, Gilberto Musto, a respeito do voto feminino. Serão convidadas todas as vereadoras, vice-prefeitas, prefeitas e lideranças políticas e comunitárias femininas para participar desse evento que vai acontecer na Assembléia.

Entre as ações, Dirce comentou que está a preocupação na criação da procuradoria da Mulher e de audiências públicas para discutir as necessidades das famílias desaparecidas de Santa Catarina.
Ainda, a parlamentar pretende pleitear junto ao Governo do Estado a criação de mais delegacias da Mulher. Hoje Santa Catarina, com 295 municípios,  tem apenas 28 Delegacias da Mulher.
“Em parceria com a Coordenadoria da Mulher, pretendemos realizar ações efetivas para atender  a mulher do campo”, afirmou.


Jornalista Valquíria Guimarães – Reg.Prof. 6829/RS
Fotojornalista Marcilio Arruda
Assessoria de Comunicação
DeputadaDirce Heiderscheidt
91047676

 

Voltar