Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/11/2015 - 13h47min

Para presidente da Comissão de Turismo, crise trouxe oportunidades

Imprimir Enviar
Deputado Gean Loureiro

Em artigo publicado em uma das principais revistas do setor turístico em Santa Catarina, a Tradetur, o deputado e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, Gean Loureiro (PMDB), destaca a importância do turismo para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, destacando as oportunidades em tempos de crise. Confira:

Crise: o turismo é a chave
Eu acredito na máxima de que em meio a uma crise, sempre surgem oportunidades de crescimento. A criatividade e superação fazem a diferença e se destacam em relação ao comum. Na atual crise brasileira e, em meio à valorização do dólar frente à moeda nacional, o turismo virou sinônimo de oportunidade.

A receita é simples e clara: aplicar os recursos em turismo não é despesa, é investimento. E isso precisa fazer parte do mantra de qualquer governo. Em Santa Catarina, por exemplo, as boas expectativas no número de visitantes se devem também à crise internacional entre outros fatores. Ou seja, se por um lado está caro viajar para o exterior, por outro, o mercado interno se aquece, crescendo e gerando emprego.

A Capital, Florianópolis, já não cabe no Brasil, é famosa em todos os continentes. Mas aqui, entre tantos desafios, ousar para atrair visitantes e vencer burocracias, por certo, são os mais valiosos. E quando falamos em trazer turistas, imaginamos muito além de uma temporada de verão.

Os visitantes, cada vez mais exigentes, não se contentam apenas com as belezas naturais. Querem organização, querem conhecer a cultura local e ter opções para isso. Estamos prontos? E, daí, faço uma ressalva: criar novas taxas e continuar oferecendo o mesmo serviço não nos parece o caminho mais adequado. Vale uma discussão mais ampla com a sociedade e segmentos empresariais.

Bem, a receita está posta: turismo é desenvolvimento. Os ingredientes naturais e culturais nos evidenciam e atraem admiradores. Agora, o sucesso depende da boa execução dessas ferramentas a nível governamental. Mais do que nunca o turismo é a chave para o Brasil voltar a crescer, para Santa Catarina continuar forte e para Florianópolis gerar mais empregos e voltar a se desenvolver com sustentabilidade. Aliás, perdão: desenvolver “com” sustentabilidade é pleonasmo. Se é desenvolvimento, é com sustentabilidade!

 

 

Bruno Oliveira - (48) 8434.6945
Assessor de Comunicação
Jornalista Profissional - 4751/SC
Gab. Dep. Gean Loureiro

Voltar