Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/04/2014 - 13h24min

Padre Pedro participa da Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis

Imprimir Enviar

Acompanhado do Governador do Estado, Raimundo Colombo, do prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior, de lideranças da Capital e de religiosos de diversas regiões do Estado, o presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado padre Pedro Baldissera (PT), participou neste domingo (6) da 248ª Procissão do Senhor dos Passos, no Centro de Florianópolis. Padre Pedro assumiu interinamente a presidência com a viagem do deputado Joares Ponticelli (PP) a Buenos Aires, em missão oficial. Ponticelli também participou do início da Procissão, e depois seguiu viagem para a capital da Argentina.

Na Praça XV de Novembro aconteceu o tradicional encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, logo depois das 16h. Os fiéis partiram da Catedral Metropolitana, e seguiram em caminhada pelo Centro, retornando à frente da Catedral, onde o arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, falou sobre os diversos significados da história do Senhor Jesus dos Passos e a necessidade de humanização por parte da sociedade. As imagens então foram levadas em procissão até a Capela Menino Deus, no Hospital de Caridade.

Padre Pedro destacou a manifestação de fé da população de Florianópolis e região, e lembrou como a Procissão mescla fé religiosa, cultura e história. “São dois séculos e meio de fé e religiosidade popular que estas pessoas mantém viva na Cidade e que fazem parte de sua luta cotidiana”, disse o parlamentar.

A Procissão do Senhor dos Passos iniciou em 1766, dois anos após uma embarcação com destino à cidade de Rio Grande (RS) ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. A vinda por engano da escultura que retrata o sofrimento de Jesus Cristo crucificado se tornou símbolo de devoção. Hoje a Procissão é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004, e está com um processo em andamento para que seja registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Imagem
A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas e representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a cruz amparada no ombro esquerdo. No rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos.

Após a procissão, a imagem original fica exposta durante todo o ano na Capela Menino Deus, no Hospital de Caridade, localizado na Rua Menino Deus, 376, no Centro de Florianópolis.

 

(48) 3221-2726 / (48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar