Naatz discute reivindicações do setor pesqueiro de Itajaí e região
O deputado Ivan Naatz (PL), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, participou de reunião, neste final de semana, com o presidente do Sindicato dos Armadores e Indústria de Pesca de Itajai e região ( Sindipi), Jorge Neves, e com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), José Henrique Pereira, além de técnicos e integrantes da diretoria das entidades.
Na ocasião, tratou do encaminhamento de diversos pleitos da categoria, principalmente com relação a demanda de cursos para formação de pescadores. A estimativa das entidades é a de que o setor pesqueiro necessite por volta de mil profissionais da pesca habilitados para exercerem funções de mestres, motoristas e pescadores (profissional e especializado).
Naatz observa que as lideranças do setor reivindicam que parar suprir essa demanda é necessária maior oferta de cursos e vagas, priorizando quem já desenvolve a atividade e com aceite da formação escolar que eles possuem, além da flexibilização das cargas horárias destes cursos para melhor adequação da atividade pesqueira. "Itajaí é responsável por 55% do mercado nacional de pesca, o maior porto pesqueiro do Brasil e Capital Nacional da Pesca e por isso precisa de atenção especial neste setor que é gerador de emprego renda ", avaliou Naatz, acrescentando que as reivindiações serão encaminhadas aos setores educacionais públicos competentes.
Turismo náutico
O deputado Ivan Naatz também esteve reunido em Itajai com o prefeito Volnei Morastoni (MDB) e o secretário de Turismo do município, Evandro Neiva, além do vice-prefeito Marcelo Sodré (PDT), para discutir projetos, recursos e ações em torno do fortalecimento do turismo naútico e de cruzeiros marítimos. Itajaí vai receber pela quarta vez, no ano que vem, uma das paradas da maior regata transoceânica do mundo, a The Ocean Race, que gera grande movimentação econômica regional e estadual, além de divulgação mundial .
"É preciso confirmar recursos públicos de apoio previstos e prometidos pelo governo estadual . Por meio da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, vamos unir esforços no sentido de garantir recursos e estimular novas ações em parceria público-privadas para consolidar esse grande potencial de geração de emprego, renda e arrecadação na área turística regional", afirmou o parlamentar.
Comissão Gabinete