Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/03/2014 - 17h26min

Ministro da Justiça garante acordo que pacifica conflito entre agricultores e indígenas no Oeste

Dirceu Dresch participou da audiência que resultou na compra de uma área provisória para assentar guaranis que reivindicam demarcação da área indígena do Araçaí
Imprimir Enviar
Foto: Eduardo Guedes de Oliveira / Agência AL

"Foi uma audiência definitiva, na qual reunimos todos os envolvidos na questão e foi possível convergir para um encaminhamento concreto, que tem a concordância dos indígenas, dos agricultores, do Ministério Público, do governo estadual e do Ministério da Justiça, que é compra de uma área provisória", afirma o deputado Dirceu Dresch (PT) sobre o resultado da audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Florianópolis na sexta-feira (7). Na ocasião foi debatida a problemática da demarcação da reserva indígena do Araçaí, entre os municípios de Saudades e Cunha Porã, no Oeste de Santa Catarina.

Conforme ficou estabelecido, os indígenas Guaranis serão assentados em um área de 800 hectares no município de Bandeirantes enquanto o processo que questiona a demarcação da área, hoje ocupada por 171 famílias de agricultores, segue tramitando na justiça. Pelo acordo mediado pelo ministro José Eduardo Cardozo, e que teve a concordância de todos os envolvidos, um documento formalizando a decisão tomada na
audiência será assinado em dez dias. Nele, as partes  envolvidas assumem  compromissos para garantir a ida dos indígenas para a área provisória que fica no Extremo Oeste do Estado, na divisa com a Argentina. O governador Raimundo Colombo garantiu que, assim que o acordo for assinado, o governo catarinense finaliza o processo de compra da área, no valor R$ 8 milhões, que será cedida para a Funai. Os recursos já foram disponibilizados pelo governo federal.

O deputado Dirceu Dresch lembra que já se passaram dois anos desde que o decreto nº 903, assinado pelo governador, autorizou a compra da área. "Há muito tempo temos defendido a compra de área para assentar os indígenas, enquanto o  processo judicial corre. Depois de muitas idas e vindas, acho que caminhamos de forma definitiva para pacificar a situação. Vamos resolver um problema sem criar outro, sem desapropriar ninguém, sem prejudicar nenhum agricultor e nenhum indígena."

Conflito
A reserva Araçaí abrange área ocupada por 171 famílias de agricultores nos municípios de Saudades e Cunha Porã, no Oeste catarinense. A portaria para criação da reserva foi editada em 2007 e, desde então, persiste um clima de tensão entre agricultores e indígenas da etnia guarani, que foram provisoriamente alocados na Aldeia Toldo Chimbangue, em Chapecó. Os índios kaingang, que dominam a aldeia, exigem a saída dos índios guarani, daí a urgência em resolver a compra da área para assentar as famílias indígenas.
 

Assessoria de Imprensa

Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 3221 2628

Voltar