Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/09/2013 - 15h54min

Mais de 90% dos municípios não têm plano de mobilidade urbana e ausência de prefeitos é criticada

Ausência de prefeitos é criticada em evento de mobilidade urbana
Imprimir Enviar
Deputado Renato Hinnig (PMDB). Foto: Fábio Queiroz/Agência AL

Enquanto especialistas, segmentos interessados e estudantes participaram da abertura da Semana Estadual de Mobilidade, nenhum prefeito se fez presente no evento, realizado na manhã desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os deputados Renato Hinnig (PMDB), Joares Ponticelli (PP), Reno Caramori (PP) e Darci De Matos (PSD), além do secretário regional da Grande Florianópolis, Conny Capristrano, entre outros, oficializaram a abertura da Semana Estadual de Mobilidade Urbana em Santa Catarina, que tem atividades previstas até quinta-feira (26), no Parlamento catarinense.

"Não há mais espaço para individualismo. Como vamos conseguir avançar em um tema tão importante se não temos em momentos como este a participação dos prefeitos, que têm o poder de decisão em suas cidades?", questionou Hinnig, deputado propositor das atividades.

O deputado Edison Andrino cobrou a importância da implantação efetiva da região Metropolitana na Grande Florianópolis e destacou que a problemática da mobilidade é um problema comum, que precisa ser resolvido em conjunto.
O representante do Ministério das Cidades, Fernando Araldi, que palestrou sobre os desafios dos municípios catarinenses diante da Política Nacional de Mobilidade Urbana, destacou que apenas 173 cidades brasileiras possuem planos municipais de mobilidade urbana e afirmou que o Governo Federal tem recursos disponíveis para mobilidade, porém, os municípios carecem de projetos. "As prefeituras precisam de planejamento para garantir recursos e implementar ações", disse.

Até 2015 todos os municípios, segundo a Política Nacional de Mobilidade Urbana, precisam ter seus planos de mobilidade concluídos para ter acesso a recursos federais.

Já o especialista em mobilidade urbana, arquiteto e urbanista,  Emilio Merino Dominguez, apontou a integração da bicicleta na política geral de transporte como estratégia fundamental para a solução de mobilidade urbana nas cidades.
O deputado Renato Hinnig, autor do projeto de lei que prevê a implantação de um sistema cicloviário em Santa Catarina, destacou exemplos internacionais e nacionais de soluções de mobilidade através da inserção e inclusão de ciclovias, citando por exemplo a cidade de São Paulo, que onde o sistema cicliviário já é lei. "A maior cidade do país, por exemplo, investiu na combinação de programas de conscientização no trânsito e construção de novas ciclovias, e começa a colher os frutos: apesar de contar com apenas 70,7 km de espaço exclusivo para as bicicletas, São Paulo viu reduzir, de 2005 a 2011, 47% das mortes de ciclistas em suas ruas, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego" garantiu.

Ainda, durante a abertura do evento, foi apresentado o projeto regional Trânsito Bacana com Você, que conta com o apoio institucional da Alesc.

Alesc inaugura bicicletário  - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli, anunciou durante a abertura do evento, que nesta quarta-feira (25), a Alesc inaugura seu bicicletário, uma reivindicação dos deputados Renato Hinnig e Reno Caramori.

O vereador de São José, Moacir da Silva, e uma vereadora de Balneário Camboriú foram os únicos parlamentares municipais presentes no evento.

A programação da Semana Estadual de Mobilidade Urbana continua na tarde desta terça-feira (24), quando pela primeira vez de forma pública os dois projetos de mobilidade urbana para a Grande Florianópolis, que participam do Procedimento de Manifestação de Interesse do Governo do Estado, serão apresentados. Os participantes do evento poderão esclarecer dúvidas sobre os projetos e conhecer melhor as características de cada um.

Seminário – Projetos de mobilidade urbana para a Grande Florianópolis
Local: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright
Horário: Das 14:00 às 16:30
•         14:00 - Abertura do evento – Assembleia Legislativa.
•         14:20 – Apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, visando a melhoria do transporte em nível regional, com prioridade para o Transporte Público.
•         14:30 – Apresentação do Estudo de Mobilidade Urbana que está sendo desenvolvido através de acordo de cooperação técnica com o BNDES – Plano Diretor de Mobilidade Urbana.
•         15:00 – Apresentação do projeto da empresa CCR
•         15:30 - Apresentação do projeto do consórcio Floripa em Movimento
•         16:00 – Espaço para questionamentos.

25 de setembro - Quarta-feira
Oficina – Contribuições para o projeto de lei que cria o sistema cicloviário em Santa Catarina
Local: Sala 01 das Comissões
Horário: 14:30 às 17:00
•         14:30 – Oficina
•         16:00 – Coffe Break
•         16:20 – Finalização do documento que será apresentado à Alesc
•         16:40 - Entrega aos representantes da Alesc, do documento com o resultado final da Oficina

26 de setembro - Quinta-feira
Seminário de governança metropolitana
Local: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright
Horário: das 9:00 às 18:00


Assessoria de Imprensa
48 9616 9980 - 3221 2732 - 99472938

Voltar