Lucas Neves participa da abertura oficial da safra do pinhão
A época de colher e comer pinhão chegou. Um dos alimentos mais tradicionais da região Sul, símbolo da Serra Catarinense, está liberado para colheita, venda, transporte e armazenamento em todo o Estado.
No último fim de semana, o deputado Lucas Neves (Podemos) prestigiou o Festival da Colheita do Pinhão, em Lages. O parlamentar participou da debulhada da primeira pinha, abrindo oficialmente a safra de 2023.
“A cadeia produtiva do pinhão gera incremento econômico na vida de milhares de famílias da nossa região. Apenas no município de Painel, a colheita das saborosas e suculentas sementes movimenta mais de 500 famílias”, destaca Neves.
Além de Painel, Urupema, São Joaquim, Lages, Bom Jardim, Capão Alto, Cerro Negro, Campo Belo e Anita Garibaldi produzem o semente em Santa Catarina. A estimativa para este ano, segundo a Epagri, é de uma colheita de 4 mil toneladas, 50% menor do que 2022.
“Infelizmente os fenômenos climáticos, como vendavais e estiagens, podem interferir na produção do pinhão. Vamos ficar atentos, lá na Assembleia Legislativa, aos impactos causados, nos municípios da Amures, com essa eventual queda”, reforça o deputado.
A colheita do pinhão segue pelos próximos três ou quatro meses, período em que a estimativa inicial pode ser revista pelos produtores da Serra. Além do consumo humano, a semente serve como alimento para diversos animais e é fundamental para a conservação da fauna na região.
https://drive.google.com/drive/folders/1wfsvcdi41YDgs-x1DuoXHfkCJQlUUVZV