Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/09/2023 - 17h13min

Assembleia lança palestras antidrogas em escolas públicas

Imprimir Enviar
Deputado Lucas Neves
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

O 1º Circuito de Palestras da Assembleia Legislativa tem início nesta semana, de segunda a sexta-feira, com o propósito de conscientizar a comunidade catarinense sobre os impactos prejudiciais das drogas e seu efeito na sociedade. Este valioso evento, que visa à prevenção e ao combate ao uso de substâncias ilícitas, é uma iniciativa liderada pelo deputado Lucas Neves (Podemos), presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas.

"O Legislativo está empenhado em promover ações positivas tendo em vista o cenário preocupante que as famílias enfrentam na atualidade. A educação é a melhor arma nessa guerra, por isso vamos percorrer todas as regiões do estado até o fim do ano. Só assim, de forma conjunta, podemos construir um futuro mais saudável e livre dos males das drogas", frisa Lucas Neves.

As palestras serão ministradas por experientes profissionais, com mais de 25 anos de dedicação ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Eles compartilharão conhecimentos essenciais sobre os perigos das drogas e o impacto que o consumo tem em nossa sociedade. Ao longo desta semana, a expectativa é educar quase 3 mil crianças e adolescentes de escolas públicas.

De acordo com o Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), é alarmante o número de casos de dependência química iniciados na juventude. Muitas vezes, os sinais de risco passam despercebidos por pais e adultos, que acr editam se tratar de uma simples fase. No entanto, o consumo de drogas na juventude torna os indivíduos mais suscetíveis à dependência química na vida adulta, já que essa é a fase em que se definem hábitos que moldarão o futuro.

É importante destacar que o cérebro humano só amadurece completamente após os 24 anos de idade, tornando os jovens que fazem uso prolongado de drogas vulneráveis a transtornos físicos e mentais crônicos que demandam tratamento contínuo. Somente em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool.

Acompanhe Lucas Neves


Lucas Neves
Voltar