Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/05/2016 - 14h56min

Golpe não fará as mudanças de base que o Brasil precisa, afirma Padre Pedro

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (11), no horário destinado aos partidos políticos, e deu destaque ao artigo do escritor e religioso dominicano Frei Betto, com o título “Qual a saída Política?”.  No texto, o escritor classifica a  possível deposição da presidente Dilma Roussef como “golpe parlamentar, à semelhança do que ocorreu em Honduras e no Paraguai”.

Conforme Padre Pedro, Betto destaca que apesar de ser crítico do atual governo Dilma, não cederá ao “oportunismo que se empenha em quebrar os limites entre oposição e deposição”.  “Acho este aspecto fundamental. A oposição é necessária e tem o papel de contraponto, que é essencial. No entanto, o que se vê é aproveitarem-se de um momento de crise para enterrar princípios constitucionais. Estamos admitindo um retrocesso que o mundo inteiro está condenando. O golpe não fará as mudanças de base que o Brasil precisa”, afirmou Padre Pedro.

O deputado juntou-se a Frei Betto na análise de que as forças progressistas precisam “estabelecer um programa mínimo de libertação nacional, sem o que o Brasil continuará refém dessa política de efeitos, e não da política capaz de alterar as causas das anomalias nacionais.”

“Se a esquerda brasileira não resgatar a utopia libertária, nosso horizonte ficará limitado a este ou aquele candidato, num círculo dantesco de êxitos e decepções, avanços e recuos,” citou Padre Pedro. Para o parlamentar, ou fazemos as mudanças a partir da base, ou continuaremos fazendo o jogo do neoliberalismo, de crises cíclicas para que Estado e sociedade voltem a sustentar pequenos grupos de poder.

Padre Pedro ainda destacou a perplexidade de professores, pesquisadores, analistas políticos, jornalistas, escritores, em todo mundo, que classificam o que acontece no Brasil como “um claro golpe à democracia”.  “É exatamente isso que não aceitamos. É isso que não admitimos. Esperamos superar este momento turbulento e que ao invés do retrocesso, da exclusão social, de ações que contemplam minorias, que possamos avançar ainda mais na direção de um Estado que serve a maioria”, complementou o parlamentar.

 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar