Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/05/2024 - 13h04min

Padre Pedro propõe controlar chuva em sistema que evita enchentes

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Amortecer a velocidade das enxurradas, canalizando a água das chuvas para um reservatório, é uma medida significativa para enfrentar o problema das enchentes em Santa Catarina. Projeto de lei do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) na Assembleia Legislativa propõe que sistemas com essas características sejam construídos em toda obra urbana de 500 metros quadrados ou mais em todo o Estado. Além de neutralizar o potencial destruidor da enxurrada, o projeto também incentiva o reuso da água da chuva.

“Numa situação de emergência, como a que vive o Rio Grande do Sul, por exemplo, e inúmeras outras, como nós também já vivemos em Santa Catarina, a água da chuva pode passar por purificadores e ser consumida por qualquer pessoa”, explica Padre Pedro. Em situação normal a água captada da chuva pode ter outras finalidades que não sejam o consumo humano, como lavar carro, calçadas, irrigar jardins, hortas comunitárias, entre outras.

“Não resta dúvida de que esse sistema de captação e estocagem da chuva é uma solução que vai reduzir significativamente os problemas provocados pelas enchentes. E é também um instrumento de educação ambiental, que torna possível as pessoas aprenderem a reutilizar a água da chuva. Com isso nós evitamos enchentes e transformamos o que seria uma tragédia em opção sustentável de utilização da água da chuva”, diz o deputado.

O projeto de Padre Pedro tem como foco obras, públicas ou privadas, planejadas para áreas com índice alto de impermeabilização e que estejam localizadas em áreas urbanas. Esses sistemas de captação e retenção de águas das chuvas passam a ser obrigatórios para a obtenção das aprovações e licenças de competência estadual e dos órgãos de gestão metropolitana, para parcelamentos e desmembramentos do solo urbano, para projetos de habitação, para instalações e outros empreendimentos.

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar