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18/04/2023 - 14h45min

Florianópolis sedia conferência para debater novas tecnologias para setor de veículos elétricos

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Deputado Miotto esteve na Cobrave e pode acompanhar os avanços que Santa Catarina tem obtido na área de mobilidade elétrica FOTO: Prefeitura de Floria

SC possui uma frota de aproximadamente 10 mil veículos elétricos e eletrificados

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Jair Miotto (União), enquanto presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, prestigiou a abertura da Cobrave - Conferência de Mobilidade Elétrica - Compromisso do Brasil com o Futuro Sustentável. A conferência, considerada o maior evento de veículos elétricos, iniciou nesta segunda-feira (17), em Florianópolis, e encerra nesta quarta-feira (19). O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, esteve presente, entre outras lideranças.

A conferência, organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Elétrica - Seção Santa Catarina (Abee-SC), tem como foco principal a revolução tecnológica da mobilidade elétrica, no conceito de economia circular, com olhar na sustentabilidade. “Durante o evento, será possível unir tecnologia, sustentabilidade e mobilidade. Uma oportunidade de interação entre profissionais e estudantes interessados em ampliar e partilhar conhecimentos em novas tecnologias sobre veículos elétricos, baterias, postos elétricos e sustentabilidade”, explica o presidente da Abee-SC, engenheiro Carlos Frederico Fronza. 

O deputado Miotto ressalta que a mobilidade elétrica vem se tornando mais presente no dia a dia do brasileiro, apesar de ainda existir muitas barreiras para a aquisição em massa deste tipo de veículo. “Eventos como a Cobrave promovem informação, troca de conhecimentos e debate sobre o setor, o que é fundamental para o crescimento e qualificação.”

A conferência reunirá mais de 15 empresas, 20 palestras, 20 expositores e 200 participantes. Trará grandes tendências, com players do mercado e temas atuais e relevantes. “Empresas fabricantes de veículos, baterias e eletropostos, startups, centros tecnológicos das academias, institutos de pesquisa, complexo metal mecânico, associações, empresas do setor elétrico e especialistas estarão juntos compartilhando experiências e desafios, contribuindo para um futuro mais sustentável. Da mesma forma, representação do governo, parlamento e ministérios das áreas afins”, ressalta Fronza.  

Projeto 100% catarinense
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) esteve presente no Cobrave e também está em contato direto com a Alesc, em especial, com a Comissão de Economia. Durante reunião do colegiado, presidido pelo deputado Miotto, foi apresentado o projeto “Converte - Inserção de Veículos Elétricos em Frotas Públicas, através da Conversão de Veículos a Combustão”. De acordo com o coordenador do projeto do IFSC, Adriano Bresolin, em outubro de 2021, ocorreu a assinatura do convênio firmado entre o IFSC, campus Florianópolis, e a Alesc. O documento estabeleceu a concessão temporária (empréstimo) do veículo elétrico Zoe, para proporcionar que a frota do poder público migre para o uso de carros elétricos.

O primeiro ato para cumprimento dessa cooperação técnica já havia ocorrido com a instalação de um eletroposto no pátio da Alesc. “O objetivo principal do projeto é desenvolver uma plataforma de conversão de carros movidos à gasolina para motorização elétrica, ou seja, desenvolver um sistema ou kit de conversão com baixo custo e acessível”, explica o coordenador, destacando que o Estado tem potencial e é referência quando o assunto é carro elétrico.

O deputado Miotto fez um teste com o veículo elétrico Zoe e parabenizou o IFSC por buscar a expansão da tecnologia em Santa Catarina. “Um projeto 100% catarinense. Testamos a eficiência do veículo e nos deslocamos da Alesc até um evento do governo do Estado. É um grande avanço e a Alesc tem dado apoio para a eficácia desse projeto piloto."

De acordo com Bresolin, “depois do período de testes, será feita uma pesquisa de satisfação, um questionário será aplicado entre os usuários do carro elétrico na Alesc para entender quais os pontos positivos e negativos obtidos com a experiência”, explica Bresolin, lembrando que o projeto foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2019, e sua formulação envolveu 35 profissionais de educação, incluindo 10 alunos bolsistas e dois mestrandos.

Cenário em SC
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente em 2022, Santa Catarina emplacou 3.138 veículos leves eletrificados. “A participação catarinense no total de emplacamentos de veículos eletrificados no Brasil, em 2022, foi de 6,4%”, revela Bresolin. Entre as capitais brasileiras, Florianópolis ocupa a 11º posição no ranking anual com maior número de emplacamento no país. Ela também lidera os municípios catarinenses com 557, seguida por Balneário Camboriú (307), Blumenau (241), Joinville (239) e Itajaí (181). “Se levarmos em consideração um total de emplacamentos, a estimativa é que Santa Catarina tenha aproximadamente 10 mil veículos elétricos e eletrificados (híbridos)”, destaca Bresolin.

Já o mercado de veículos elétricos no Brasil registrou aumento de 41% nas vendas em 2022, segundo novo levantamento da ABVE. O ano fechou com 49.245 unidades emplacadas e uma frota circulante de 126.504 veículos. A maior parte deles está em São Paulo e Rio de Janeiro.

Corredor elétrico catarinense
Em junho de 2022, o governo do Estado e a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) inauguram o Corredor Elétrico Catarinense, um dos maiores do país, com mais de 1.500 quilômetros de rotas eletrificadas. O projeto, desenvolvido por meio do seu programa de P&D/Aneel, em parceria com a Fundação Certi, vem apostando na infraestrutura de recarga em toda a sua área de concessão, para dar autonomia a veículos elétricos.

O Corredor Elétrico Catarinense contou com R$ 7,1 milhões em investimentos da distribuidora e cerca de R$ 200 mil de parceiros selecionados por Chamada Pública. Ao todo, 34 estações de recarga estão instaladas de Norte a Sul e de Leste a Oeste de Santa Catarina, interligando os estados do Sul via BR-101, cobrindo 75% do estado catarinense. A Celesc esteve presente na Cobrave falando sobre iniciativas voltadas para o setor.

Desafios e vantagens
Para Bresolin, o grande desafio para o Estado seria a demanda por uma legislação. “Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro já tem isenção do pagamento de IPVA para veículos elétricos e Santa Catarina ainda cobra o IPVA e impostos para aquisição destes veículos, por isso se faz necessária uma lei de isenção. Outro desafio é em relação a um maior investimento na área, o que proporcionará valores mais acessíveis”, destaca Bresolin.

Já em relação às vantagens, o diretor da Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (Abremi), engenheiro João Augusto Hilário, destaca um grande potencial do Brasil: a quantidade de minerais promissores que o país disponibiliza para produção de baterias elétricas. “Neste cenário, o Brasil é destaque, pois nenhum país no mundo tem o potencial de geração de energia sustentável que o Brasil possui, que hoje é de 85%”, destaca Hilário.

Segundo ele, o Brasil está bem colocado quando o assunto é disponibilidade de mineral. “As principais estrelas para produção das baterias são elementos como lítio, ferro, nióbio, cobre e níquel. O Brasil apresenta recurso reserva desses minerais e uma boa produção desses elementos, o que é um diferencial diante de outros países”, finaliza Hilário. Este foi o assunto abordado pelo engenheiro durante palestra na Cobrave.

 

 

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Jair Miotto
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