Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/04/2014 - 13h09min

Farmácia da Natureza reúne 150 pessoas em Iporã, Riqueza e Mondaí

Imprimir Enviar

Três municípios do Extremo Oeste receberam, nos dias 24 e 25 de abril, o projeto Farmácia da Natureza Itinerante, promovido pelo mandato do deputado Padre Pedro Baldissera. Em Iporã do Oeste e Riqueza, as atividades aconteceram na quinta-feira (24) e em Mondaí na sexta-feira (25). 

Em Iporã do Oeste participaram alunos da Casa Familiar Rural, agentes municipais de saúde e da pastoral da saúde. Cerca de 70 pessoas acompanharam pela manhã explanações do coordenador do projeto, Alesio dos Passos, sobre os cuidados nos usos da plantas e ervas bioativas, e técnicas de identificação e cultivo. Durante a tarde a farmacêutica Viviane Corazza trabalhou a prática dos cuidados básicos na manipulação. Já Alesio se deslocou para Riqueza. onde esteve na Casa Familiar Rural do município, num trabalho com cerca de 40 alunos.

Na manhã de sexta, Alesio e Viviane participaram do processo de implantação de um horto medicinal em Mondaí. Eles conduziram uma atividade de formação do grupo que gerenciará o projeto de plantas medicinais no município. O “Horto da Vida”, como é chamado, ainda terá a planta medicinal símbolo do município, que será escolhida pela população em votação aberta. Conforme o vereador Elizeu Johner, que é um dos envolvidos no projeto, o objetivo é reunir plantas bioativas, aromáticas e condimentares.

Nesta atividade participaram as pastorais da Saúde e da Criança, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Coafamo (Cooperativa  de Agricultores Familiares e Agroindustrial de Mondaí), Prefeitura Municipal – através das secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social –  da Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) e a Terra Nova Sociedade Beneficente do Vale do Pirapocu, onde está implantado o horto medicinal. 

O Projeto
Desde 2007 o mandato do deputado Padre Pedro promove o projeto Farmácia da Natureza, que informa a população sobre a identificação, o cultivo e o uso de plantas e ervas bioativas, além de incentivar o cultivo como forma de incremento na renda. Muitas das comunidades que recebem o Farmácia da Natureza implantam hortos públicos de plantas e ervas com o auxílio do projeto. Isso garante acesso à população, e também um espaço de cultivo de diversas espécies, que podem ser trabalhadas em atividades com associações de moradores, escolas, grupo de idosos, e dentro dos programas municipais de saúde.

Outro propósito é auxiliar municípios e o próprio Estado a construírem um projeto que, gradativamente e baseado em evidências científicas, utilize-se das plantas medicinais nos serviços públicos de saúde. Já existem diversos exemplos positivos e o próprio Ministério da Saúde já reconhece as propriedades de mais de 60 espécies de plantas e ervas.

Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar