Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2014 - 10h53min

Farmácia da Natureza em Tunápolis, Descanso e Mondaí

Imprimir Enviar

O projeto Farmácia da Natureza Itinerante promoveu atividades em Tunápolis, Descanso e Mondaí, na segunda e terça-feira (9 e 10). As palestras foram conduzidas pelo coordenador do projeto, Alesio dos Passos, com a assessoria da farmacêutica Viviane Corazza.  O Farmácia da Natureza é um projeto promovido pelo mandato do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), a partir do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais.

Em Tunápolis na segunda (9) mais de cinquenta pessoas participaram do encontro, promovido pelo projeto em parceria com o Escritório Municipal da Epagri, Pastoral da Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo foi trabalhar informações sobre o cultivo e o cuidado na utilização das plantas e ervas bioativas. “Trazemos exemplares das plantas e quem participa conhece não só teoricamente, mas na prática. Quanto mais as pessoas se informarem, além de mais segurança estaremos ampliando a aceitação de políticas de saúde integrativas envolvendo as plantas e ervas bioativas”, explica Alesio. A próxima atividade acontece em 11 de novembro, quando será implantado um horto comunitário de plantas e ervas bioativas.

Em Descanso a atividade aconteceu na tarde de segunda-feira (9), no CEDUP Getúlio Vargas, com a participação de 75 jovens do terceiro ano do ensino médio. O trabalho foi centralizado em informações básicas sobre cuidados no cultivo e uso das plantas e ervas bioativas, bem como nas políticas atuais para inserção da fitoterapia nos serviços de saúde pública. Antes da atividade com os alunos, o professor Valmir Caye acompanhou Alesio e Viviane em uma visita ao horto do CEDUP, onde foram identificadas algumas plantas. O espaço é variado e o grupo pretende ampliar as espécies.

Em Mondaí, na manhã de terça-feira (10), Alesio e Viviane participaram do processo de implantação de um horto medicinal no Município. Eles conduziram uma atividade de formação do grupo que gerenciará o projeto de plantas medicinais. O “Horto da Vida”, como é chamado, ainda terá a planta medicinal símbolo do município, que será escolhida pela população através de uma votação aberta. Conforme o vereador Elizeu Johner, que incentiva a implantação do projeto, o objetivo é reunir plantas bioativas, aromáticas e condimentares para futuramente disponibilizar tudo ao uso da comunidade, bem como para visitação. Participaram as pastorais da Saúde e da Criança, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, COAFAMO (Cooperativa de Agricultores Familiares e Agroindustrial de Mondaí), Prefeitura Municipal – através das secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social – da Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM ) e a Terra Nova Sociedade Beneficente do Vale do Pirapocu, onde está sendo implantado o horto medicinal. O espaço também fará parte de uma trilha ecológica existente na Terra Nova.


Conforme o vereador, a proposta de um Horto Medicinal é trabalhada há tempo no município e pretende resgatar o conhecimento e uso das plantas medicinais. O objetivo do projeto é trabalhar na divulgação de informações e no incentivo à criação de uma política de fitoterapia no Município.


Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br

Voltar