Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/07/2013 - 13h35min

Falta de efetivo policial e aumento da violência é problema comum aos municípios do litoral norte

Audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia debateu as principais necessidades
Imprimir Enviar
Deputado Maurício Eskudlark ( PSD) coordenou Audiência Pública em Penha, com participação também da deputada Ana Paula Lima (PT). Foto: Divulgação

Falta de efetivo policial , de viaturas, presídios, crescimento no número de assaltos e  aumento do tráfico de drogas e de jovens envolvidos com entorpecentes foram os principais  problemas comuns detectados entre os municípios de Penha, Piçarras,  Navegantes e Barra Velha  durante a audiência pública sobre  segurança na região , realizada na noite da quinta-feira última  ( 11)  na Sociedade Beneficente Amigos de Penha. Os debates atenderam uma solicitação das câmaras de vereadores das cidades e foram coordenados pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Mauricio Eskudlark ( PSD).

O parlamentar considerou proveitosa a audiência  que contou com mais de 400 pessoas  e disse que o relatório com os principais problemas e necessidades da região vai chegar ao governador e a  Secretaria de  Segurança Pública, bem como ao comando das polícias civil e militar , que também estavam representados na audiência, além do Corpo de Bombeiros Militar e Voluntários . Eskudlark disse que a redução  do  efetivo policial ao longo dos últimos anos no Estado  é uma triste realidade , mas observou que  “o atual governo  está investindo bastante com o Pacto por Santa Catarina e muitas melhorias na área de segurança  devem surgir nos próximos meses também nestes municípios, que estão interligados e enfrentam os mesmos problemas”, disse.

O comandante da 3ª  Região da Policia Militar  de Santa Catarina, que abrange os Batalhões de Balneário Camboriú , Itajai e Navegantes , coronel  Atair Derner Filho, informou que  o comando geral da instituição prepara a inclusão de mais 1.500  policiais no efetivo até o inicio do ano que vem  e que a região também deverá ser contemplada. Segundo ele, há também esforço pela implantação  de uma escola de formação de policiais militares em Navegantes e que poderá atender toda a região . Além disso, informou que o governo está adquirindo mais mil novas viaturas policiais que servirão para reposição das atuais.

O coronel Derner disse ainda que os municípios das região, por meio de parcerias com o governo, também serão beneficiados com novas câmeras de segurança dentro do programa de vídeo monitoramento do  ‘Projeto  Bem Te Vi” .  Outro projeto que esta sendo fortalecido e ampliado , segundo ele, é Programa  Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência ( Proerd) , envolvendo estudantes das escolas da região como forma de prevenção  ao tráfico e consumo de entorpecentes.

A deputada Ana Paula Lima (PT), integrante da Comissão de Segurança Pública, também participou da audiência , assim como o prefeito de Penha , Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB),  o delegado da Policia Civil,  Rodolfo Farah Valente Filho,  promotor de Justiça de Piçarras . Luis Felipe de Oliveira  Czesnat, além de vereadores e lideranças comunitárias da região.

Voltar