Eskudlark integra CPI da telefonia e sugere levantamento das reclamações junto ao Procon
Os deputados membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel se reuniram, nesta semana, para a primeira reunião de trabalho do grupo, que pretende apurar e apontar soluções para os problemas relatados por milhares de usuários de celulares no estado.
O cronograma de trabalho foi aprovado pelos parlamentares com a inclusão da Fatma e do Procon na lista de entidades que devem contribuir com os trabalhos na Assembleia Legislativa. Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas do Estado, Sindicato dos Jornalistas, Conselho Regional de Engenharia e Agricultura (Crea/SC), Centro de Tecnologia da UFSC, Procuradoria-Geral do Estado e Ordem dos Economistas devem ser convidadas para participar da próxima reunião do grupo.
O objetivo inicial é a busca de aliados para a coleta das informações para dar o norte aos trabalhos da CPI. Na sequência, serão verificados os impactos negativos na economia do estado por conta das falhas da telefonia móvel. Representantes da Anatel e das empresas de telefonia também serão ouvidas para cobrar suas obrigações e a necessidade de fiscalização dos serviços.
Levantamento de reclamações
O deputado Maurício Eskudlark (PSD) sugeriu que, juntamente com o convite às entidades para contribuírem com a CPI, seja feito um levantamento das reclamações dos usuários junto ao Procon de todo estado. “Sugiro colhermos os dados dos últimos 90 dias. Precisamos conhecer os problemas para planejarmos nossas ações”.
A participação da Fatma,é necessária, segundo ele, porque relatos de algumas companhias dando conta de atrasos em licenças ambientais para instalações de antenas das operadoras, o que estaria influenciando significativamente na qualidade dos serviços oferecidos. Sobre os impactos econômicos no estado, entidades como Fiesc, Sindicarne e Fecomércio devem ser ouvidas.
Eskudlark também divulgou o e-mail especial da CPI que pode ser utilizado pela população para enviar sugestões e reclamações sobre o andamento dos trabalhos e que é o seguinte: cpidatelefonia@alesc.sc.gov.br. O relatório final da comissão deve ser apresentado em 120 dias.