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27/05/2014 - 13h34min

Eskudlark e Conselho de Entidades debatem ferrovia da Integração

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O deputado Maurício Eskudlark (PSD) esteve reunido na manhã desta segunda feira (26), no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de São Miguel do Oeste, com representantes do Conselho de Entidades do Extremo Oeste, para fazer a entrega do documento de resposta da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A acerca de informações sobre a Ferrovia da Integração (Norte-Sul/Leste-Oeste), a primeira que prevê uma ferrovia que ligará Palmas/TO até Rio Grande/RS e a segunda que ligará os portos Catarinenses ao Oeste e Extremo-Oeste do Estado.

De acordo com o documento, assinado pelo diretor de planejamento da Valec, Sérgio de Assis Lobo, a licitação para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e do Projeto Básico relativo à Ferrovia do Frango deverá ser concluída até o final deste mês, já que esses estudos dispõem de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, no valor de R$ 68,7 milhões.

Ainda segundo o documento, o prazo para concluir o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental é de oito meses e o Projeto Básico, 14 meses. Os recursos para a construção da ferrovia não estão assegurados, já que o Governo Federal ainda não definiu se a obra será executada por meio do novo modelo de Concessões Ferroviárias ou com recursos do PAC.

Maurício Eskudlark destaca a importância na união das entidades na luta pelo desenvolvimento regional, “É imprescindível que nossas entidades de classe trabalhem unidades na busca por informações e na cobrança dos órgãos federais para uma maior agilidade, se vermos os trâmites de outras ferrovias que estão em andamento com relação a ferrovia do frango é desanimador, pois estamos finalizando o processo licitatório para o estudo de viabilidade, não temos previsão alguma do início de qualquer obra, imagine do termino”, lamentou Eskudlark.

O parlamentar aproveitou ainda para explicar que existem duas propostas para a mesma ferrovia, uma que trata da construção de Itajaí até Chapecó, e outro que liga Chapecó, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. “Mesmo que ainda não existam recursos do Governo Federal para a construção da ferrovia, nosso objetivo é incluir no mesmo projeto o trecho entre Itajaí e Dionísio Cerqueira, para que a obra não seja feita em um primeiro momento até Chapecó e posteriormente esquecida”, explica.

Edenilson Zanardi, presidente do CDL de São Miguel do Oeste destaca que a solicitação destas informações é de suma importância para a organização das entidades. “Solicitamos ao deputado Maurício que buscasse qual a real situação do andamento deste projeto para que tenhamos um conhecimento mais amplo e assim consigamos unir diferentes classes na briga para que a ferrovia saia do papel e passe efetivamente pelo Extremo Oeste e não somente Chapecó, que também é uma de nossas lutas”, afirma.

Já o presidente da Acismo, Vilmar Lima de Souza, entende que as ferrovias se tornam mais baratas, porque o custo para manutenção é bem menor do que uma rodovia, além de ser seguro e sustentável. “É insustentável o futuro do Brasil só por rodovias. A ferrovia vai atrair mais investimentos além de fomentar a indústria e o comércio”, ressaltou.

Norte/Sul

Segundo informações deste mesmo documento, assinado por Sergio de Assis Lobo, Diretor de Planejamento da VALEC, a ferrovia da Integração (Norte/Sul), trecho entre Palmas/TO e Anápolis/GO encontra-se em fase final de conclusão, com previsão de entrega para o próximo mês. Já o trecho entre Ouro Verde/GO e Estrela D’oeste/SP está em execução e deve ser concluído até o final de outubro de 2015. Situação diferente acontece no percurso entre Estrela D’oeste/SP e Panorama, pois segundo a VALEC os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental foram concluídos em 2012, definindo o traçado, restando agora os relatórios de impactos ambientais e a elaboração do projeto básico para que ocorra o início do processo licitatório das obras, que é de responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ainda não possui previsão.

De acordo com a VALEC, os estudos de viabilidade relativos ao trecho entre Panorama/SP – Chapecó – SC e Rio Grande – RS deve ser concluídos até o final de junho, com recursos provenientes do PAC2, no valor de R$ 9,8 milhões, sendo que o traçado será definido após a conclusão e os recursos para a construção deste segmento ferroviário não estão assegurados pelo Governo Federal.

Lideranças

Dentre os representantes de classes e autoridades que estiveram presentes no encontro o está  Deputado Estadual Maurício Eskudlark; o presidente da CDL/SMO, Edenilson Zanardi; o presidente da ACISMO,  Vilmar Lima de Souza; o presidente do Sindicomércio, Danilo de Ré; o vice-presidente regional da Fiesc, Astor Kist; e o presidente do Sinduscon, Elias Rogério Lunardi.

Mais informações e entrevista com o deputado através do telefone 48 99630263

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