Eskudlark defende pressão da comunidade para aumentar efetivo policial em Bal. Camboriú
Ao participar do 11º Fórum Municipal de Segurança Pública, na noite desta quarta-feira (26), no auditório da CDL, em Balneário Camboriú, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa deputado Mauricio Eskudlark (PSD) defendeu a pressão da comunidade organizada junto a Secretaria da Segurança Pública do Estado para aumentar o efetivo policial durante a Operação Veraneio para atendimento aos turistas e população em geral.
O fórum foi organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), sob a presidência do advogado Valdir de Andrade , e Movimento Balneário Camboriú Mais Segura com o apoio do com apoio da CDL e Sindicomércio. Teve a participação ainda da Câmara de Vereadores, prefeitura e diversas outras entidades associativas do município, bem como do comando da Polícia Militar, Civil e Bombeiros.
Eskudlark sugeriu que seja encaminhado um oficio assinado por representantes de todas as entidades, prefeitura e Câmara de Vereadores para que o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba venha ao município participar de uma audiência pública sobre o assunto ainda no mês de dezembro para o encaminhamento de todas as carências do setor. O parlamentar também criticou o atual sistema de atendimento da Delegacia Regional de Polícia em apenas um turno (da tarde), defendendo que volte a acontecer em tempo integral.
Audiência e efetivo
A sugestão do deputado ganhou o apoio do Diretor de Policia do Litoral, delegado Artur Nitz, que também se comprometeu a marcar audiência com o secretário de Segurança Pública para receber uma comitiva de representantes da prefeitura e comunidade de Balneário Camboriú já na próxima semana. Ele adiantou ainda que fará gestões imediatas para a volta do atendimento em tempo integral na Delegacia Regional de Policia, para reforçar o efetivo da Delegacia de Comarca e da Divisão de Investigações Criminais (DIC).
Artur Nitz admitiu, entretanto, que por questões de efetivo, o reforço do contingente de policiais civis para a Operação Veraneio em Balneário Camboriú, ao menos por enquanto, esta previsto o mesmo número do ano passado: ou seja, mais 12 policiais civis. Por parte da Polícia Militar, o representante do comando do 12º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Ricardo Sartori, igualmente, disse que ainda não tem informações oficiais sobre o contingente, mas que trabalha com a mesma previsão do ano passado, do reforço de mais 68 policiais militares para a Operação.
O comandante do 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Davi Vidal disse que o efetivo previsto para toda região será de 30 bombeiros militares que atuarão como guarda-vidas e outros 80 civis voluntários que atuarão em 12 postos fixos nas praias de Balneário Camboriú. A meta para esta temporada, segundo ele, será de “afogamento zero”.
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública , a cerimônia de abertura da Operação Veraneio 2014/2015, esta prevista para às 10 horas, do próximo dia 4 de dezembro, na Avenida Beira-Mar do Estreito, em Florianópolis. A SSP projeta um investimento de mais de R$ 20 milhões, que serão usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, na contratação dos guardas-vidas civis e na alimentação. Nesta temporada, serão empregados 10 mil profissionais da segurança pública. A operação será concluída em março de 2015.
Assessoria de Imprensa
Gab. Dep. Mauricio Eskudlark.
48 – 9963 0263