Eskudlark cobra retomada da duplicação na BR 282 em Xanxerê
O deputado Maurício Eskudlark (PSD) cobrou de forma incisiva, no plenário da Assembleia Legislativa, esta semana, a retomada das obras de duplicação do trecho de 14 km BR 282 que corta o município de Xanxerê e que esta paralisada há cerca de dois anos. “Esta obra está abandonada. É um desrespeito com a população regional e com Santa Catarina por parte do governo federal”, criticou.
Os deputados aprovaram Indicação feita por Eskudlark que pede ao governo federal que inclua os recursos que faltam para terminar a obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Destacou que essa pressão é importante, mas a comunidade regional não pode esperar. “Precisamos de uma resposta imediata. Não basta incluir no PAC, tem que haver uma solução emergencial, um regime diferenciado de licitação para agilizar o processo. É isso que vamos cobrar”, afirmou o deputado, que aproveitou para mostrar em plenário imagens da situação atual das obras abandonadas.
As obras começaram em 2010 e foram abandonadas há quase dois anos pela empresa vencedora da licitação, a Cbemi, que faliu. Uma nova empresa foi licitada e os trabalhos que deveriam ter começado no dia 15 de janeiro, não tem previsão, já que só há R$ 3 milhões para a obra, que necessita um total de R$ 39 milhões. “Somos gratos pela parceria do governo federal com Santa Catarina em torno de outras obras rodoviárias, mas esta situação é urgente e precisa ser resolvida”, concluiu Eskudlark.