Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2013 - 13h59min

Eskudlark anuncia que oeste terá hospital referência em cirurgias cardíacas pediátricas

Imprimir Enviar
Foto: Carlos Mello

O deputado Mauricio Eskudlark (PSD) vem apoiando a iniciativa de um grupo de médicos paulistas que estuda viabilizar convênio com o governo do Estado para implantação de um centro de referencia em cirurgias cardíacas de media e alta complexidade junto ao Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages. As cirurgias seriam feitas via SUS e convênios, atendendo a uma grande demanda existente desde a região do Planalto Serrano até o Extremo-Oeste catarinense, envolvendo uma população de mais de um milhão de habitantes.

O parlamentar esteve reunido nesta quarta-feira (22) com o representante do grupo médico, Dr. Miguel Angel Maluf, especializado em cirurgia cardiovascular pediátrica e que atua junto ao Hospital Sírio-Libanês e é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além do diretor do Hospital de Clinicas de Lages e conselheiro do Hospital Infantil Seara do Bem, Julimar de Oliveira. As tratativas com o governo estadual, a Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) de Lages e com a organização social que administra o hospital infantil estão adiantadas e a expectativa é de que o convênio seja definido em breve.

“Estamos apoiando e esperamos que seja concretizado, pois será uma grande conquista para a região do Planalto e todo o grande Oeste, que neste item, hoje, depende de outros centros médicos como Joinville, a Capital e até Curitiba”, disse Maurício Eskudlark. Segundo o parlamentar, pelas informações repassadas haverá condições de realizar de 130 a 140 cirurgias cardíacas pediátricas por mês.

Estrutura
O médico Miguel Angel Maluf complementa que o hospital Infantil de Lages já conta com boa estrutura neste sentido, necessitando de pequenas adaptações e que, uma vez confirmado o convênio, uma equipe médica especializada fixaria residência no município. De acordo com ele, há uma grande demanda reprimida de cirurgias cardíacas pediátricas no Brasil. O ideal seriam 25 mil ao ano, mas apenas oito mil são realizadas pela falta de profissionais especializados e de estrutura pública para tal.

O hospital Infantil Seara do Bem tem caráter filantrópico e atende crianças de 0 a 16 anos, sendo o único hospital especializado em pediatria do interior catarinense e fazendo parte do Sistema Estadual de Referência Hospitalar. Atualmente, atende a todos os municípios da região serrana, bem como as principais regiões de Santa Catarina, recebendo eventualmente pacientes de outros estados.
 

Voltar