Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/04/2023 - 17h25min

Entrega da obra do Contorno da Grande Florianópolis confirmada para dezembro

Imprimir Enviar
Deputado Miotto como membro da Frente e presidente da Comissão de Economia integrou a comitiva FOTO: Ascom deputado Jair Miotto

Depois de 10 anos de atraso do cronograma, a entrega da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis parece estar mais próxima. Na manhã desta quinta-feira (27) membros da Frente Parlamentar da Grande Florianópolis, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), realizaram uma visita técnica às obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

O deputado Jair Miotto (União), enquanto membro da Frente Parlamentar e também como presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, acompanhou a vistoria. “O objetivo principal desta ação da Frente Parlamentar foi acompanhar o andamento das atividades e garantir que a empresa cumpra o cronograma de entrega desta obra tão importante para a mobilidade, pois irá desviar o trânsito de veículos pesados e reduzir o tráfego no trecho urbano da BR-101, entre Biguaçu e Palhoça. A obra também irá contribuir para o crescimento da economia do Estado”, salienta o deputado.

A vitoria também foi acompanhada pelo prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, pelo vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, pelo vice-prefeito de Biguaçu, Alexandre Martins de Souza, entre outras lideranças políticas e comunitárias.

Cenário atual
Durante a vistoria, representantes da concessionária Arteris, empresa responsável pela obra, realizaram um tour com a comitiva e falaram sobre o cronograma de ação da obra. “Na ocasião, a Arteris confirmou que a data limite para conclusão da obra está mantida: 31 de dezembro de 2023 e mostrou-se empenhada com o cumprimento do cronograma”, comemora o deputado Miotto.

De acordo com o diretor de Operações da concessionária Arteris Litoral Sul, Antonio Cesar Ribas Sass, que acompanhou a comitiva, 73,45% da obra saiu do papel e já está concluída. “Dos 50 quilômetros de extensão da obra, 30 já estão pavimentados. Dos quatro túneis duplos previstos, um ainda não teve a perfuração concluída, o que deve ocorrer até julho”, afirma Sass.

O deputado Miotto destacou que “a visita respondeu muitas perguntas, que também são dúvidas de moradores da região, com relação ao término do contorno. A Frente Parlamentar irá acompanhar o andamento e fiscalizar o cumprimento do cronograma de entrega”, acrescenta o deputado, lembrando que a visita técnica marca a primeira ação realizada pela Frente Parlamentar da Grande Florianópolis, coordenada pelo deputado Camilo Martins (Podemos).

Contorno da Grande Florianópolis
Considerada a maior obra viária em andamento no Brasil, a construção do contorno teve início em 2008 e tinha previsão para ser entregue em 2012. Segundo a concessionária Arteris, a obra terá um investimento de R$ 3,9 bilhões.

Será um corredor expresso de 50 quilômetros. O traçado passa pelos municípios de Biguaçu, São José e Palhoça. O empreendimento terá pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, sete pontes, iluminação dos trechos e mais de 20 passagens em desnível.

 

Acompanhe Jair Miotto


Jair Miotto
Voltar