Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/12/2013 - 13h16min

Emoção e reconhecimento marcam homenagens aos formandos de 63 do IEE

Cinquentenário da Primeira Turma do Ginásio no Novo Instituto Estadual de Educação é registrado em Ato Parlamentar
Imprimir Enviar
Homenagem aos formandos do IEE de 63

Mais de quarenta ex-alunos do Instituto Estadual de Educação (IEE), formados em 1963 e integrantes da primeira turma do ginásio da escola, receberam homenagens e resgataram a história da maior e mais tradicional escola pública de Santa Catarina, na noite da última sexta-feira (13), em Ato Parlamentar proposto pelo deputado Renato Hinnig (PMDB), na Assembleia Legislativa do Estado.

Além dos ex-alunos, professores da turma e familiares também foram homenageados. “O ato representa um resgate histórico da maior instituição pública de ensino catarinense e da América Latina, e fortalece sua tradição na formação de cidadãos de bem”, relata o coordenador geral do IEE, Vendelin Santo Borguezon.

Após ouvir relatos de histórias que marcaram a formação dos ex-alunos, entre eles a participação da ex-deputada Antonieta de Barros, que ocupou o cargo de diretora do IEE, entre 1941 e 1945, e que chamava a atenção pela disciplina no comando da escola, o deputado Renato Hinnig lançou o desafio de produzir um livro sobre os 121 anos da instituição. “A memória do instituto confunde-se com a memória de nossa cidade e de Santa Catarina. Deste colégio saíram inúmeras personalidades, nasceram famílias, formaram-se cidadãos que hoje escrevem a história catarinense. A essência de mais de um século de formação, acompanhando as mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais em períodos distintos do país, precisa estar registrada”, disse.

O Instituto Estadual de Educação (IEE) se consolidou, ao longo de sua história, como um dos mais importantes e tradicionais colégios do Estado de Santa Catarina. Sua constituição remonta à Escola Normal Catarinense nas últimas décadas do século XIX,  gestada com o advento da República, sendo seus ideais vinculados aos princípios de nacionalização, progresso e civilização. Atualmente, por seu porte , é considerada a maior instituição pública de ensino da América Latina, com cerca de sete mil alunos.


Soledad Urrutia de Sousa
Assessoria de Imprensa do deputado Renato Hinnig
Jornalista - JP 0002894SC
Contato: 48 9149 2141

Voltar