Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/03/2015 - 09h45min

Dresch participa de mobilizações em defesa da pauta da agricultura familiar

Imprimir Enviar
Dresch participa de mobilização em Chapecó

O deputado Dirceu Dresch (PT) participou dos atos de mobilização pela agricultura familiar realizados em Curitibanos e em Chapecó na quarta-feira (12). Os atos foram organizados  pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul).

Em Chapecó foram feitas passeatas e mobilizações em frente a órgãos governamentais como a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Caixa Econômica Federal e INSS e em frente a empresas de laticínio. Os principais temas da mobilização são a crise do setor leiteiro, a imediata liberação de contratos de habitação rural e a compra de produtos dos agricultores para alimentação escolar.

O deputado acompanha o processo de negociação da pauta de reivindicações dos agricultores, já entregue ao governo do Estado e ao governo federal. "Até o fim deste mês esperamos uma resposta do governador Raimundo Colombo. As reivindicações são justas e fundamentais para manter o agricultor familiar produzindo alimentos com dignidade e qualidade de vida", afirmou  Dresch, que na próxima semana estará em Brasília para intermediar as negociações.

Entre os principais pontos da pauta, Dresch destaca a necessidade urgente de o governo estadual garantir investimentos na distribuição de energia elétrica, com a implantação de rede trifásica no meio rural; na compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar; na implantação de política pública que garanta a permanência e a inclusão de agricultores familiares na cadeia produtiva do leite; e em políticas de fortalecimento da agricultura familiar catarinense.


"Fortalecer a agricultura familiar é garantir investimentos. Hoje o governo Colombo investe menos de 1% do que arrecada no setor. A Epagri está enfraquecida, os programas de extensão rural estão desaparecendo e o trabalho de pesquisa não chega na ponta. Além disso, o Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar em Chapecó está abandonado. Nem a compra de produtos dos agricultores para a alimentação escolar, obrigatória por lei federal, o governo catarinense faz", denuncia Dresch.


Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar