Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/04/2014 - 13h23min

Dresch defende fim de doação de empresas para campanhas eleitorais

STF julga amanhã ação da OAB que defende o fim do financiamento privado eleitoral
Imprimir Enviar

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 1º, para defender o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais. Ele destacou que amanhã (2) o Supremo Tribunal Federal voltará a julgar a ação da Ordem dos Advogados do Brasil que defende a inconstitucionalidade dos artigos da legislação eleitoral que autorizam a doação de valores, por empresas, a campanhas e partidos políticos.

Dos 11 ministros que compõem o Supremo, quatro já votaram a favor do fim das doações por pessoas jurídicas. Se a tendência se mantiver, o fim do financiamento privado poderá valer já nesta eleição. "Sem dúvida, O STF daria uma grande contribuição para a democracia brasileira. O poder econômico sobrepõe-se ao interesse público, manipula a nossa democracia, busca influenciar politicamente, e o resultado disso são campanhas milionárias", afirmou.

O deputado cita como exemplo de descompasso  os dados das eleições.  Em 2010, R$ 540 milhões foram aportados nas campanhas por meio do fundo partidário (recursos públicos); já o investimento privado, nas eleições daquele ano, somou R$ 2,3 bilhões. Outro problema é o fato de muitas empresas doadoras terem entre seus acionistas investidores de outros países. "Isso significa, na prática, que hoje o nosso processo eleitoral tem influência externa, pois capital do exterior financia campanhas eleitorais."

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch  - PT/SC
(48) 32212628 / (48) 9944 0190

Voltar