Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/06/2016 - 13h35min

Dresch critica cortes de recursos em programas da agricultura familiar

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch

O deputado Dirceu Dresch (PT) criticou duramente a decisão do governo interino de cortar recursos de dois importantes programas que beneficiam os agricultores e os mais pobres: o Minha Casa Minha Vida Rural e da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). “Estão jogando na lata de lixo o programa Minha Casa Minha Vida. O governo de SC não constrói casa popular há muito tempo e o governo federal vinha suprindo esta demanda. Isso agora deixa de existir”, reclamou.

Segundo Dresch, o meio rural se beneficiou muito deste programa, pois os agricultores de baixa renda puderam construir suas casinhas e mudou a paisagem do interior. “Hoje vemos casas pequenas, mas bonitas, bem construídas, pintadas, com jardim em frente. E isto o governo golpista está cortando”, disse.

A segunda crítica do deputado é em relação à ação do governo provisório contra quase mil cooperativas da agricultura familiar no Brasil. “Este governo anunciou corte de R$ 10,6 milhões só em Santa Catarina no atendimento de famílias dos agricultores que normalmente não tinham acesso à assistência técnica”, denunciou. Segundo Dresch, a medida atinge diretamente 50 cooperativas no estado que atendem assentados da reforma agrária e da agricultura familiar.

“Este governo demonstra profunda desconsideração com os trabalhadores do campo e os políticos catarinenses que votaram a favor do impeachment precisam explicar para a sociedade o que está ocorrendo em nosso país”, provocou. Dresch disse que está aí mais um exemplo do processo de golpe contra os trabalhadores e pobres, que vão sentir mais os impactos da nova estratégia.

O deputado salientou que o governo federal precisa gastar menos, mas é necessário estabelecer o que e onde cortar. “Este governo está tirando dos pobres, do andar de baixo. Com este processo vamos ter enriquecimento de poucos e acúmulo de capital por um pequeno grupo, enquanto a grande maioria do povo fica sem casa, sem condições de vida e sem direitos.”

Dresch se diz profundamente indignado e revoltado pelos trabalhadores que estão pagando o “pato”. “Deram aumento ao judiciário e tiram a casa do povo pobre que precisa. Retiram recursos da assistência técnica, pesquisa e extensão rural da agricultura familiar que precisa produzir comida. Estamos colocando em risco o nosso futuro, a nossa soberania.”

Segundo ele, o governo federal vinha gastando dinheiro com quem precisava mais da presença do Estado. “Estes agricultores nunca tiveram direito à assistência técnica porque os órgãos públicos, como a Epagri, não ia visitá-los porque lá era mais difícil, o resultado não era imediato e o trabalho mais delicado”, lamentou.

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar