Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/05/2015 - 17h06min

Dirceu Dresch comemora oficialização do curso de medicina na UFFS

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

O deputado Dirceu Dresch (PT) comemorou hoje (19), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, a oficialização do curso de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus de Chapecó. O deputado considerou esta uma grande conquista, já que é uma região do Estado e do País que não tinha até hoje nenhum curso de medicina próximo. “Este sempre foi um problema apontado pelos prefeitos e pela população do Oeste, que precisam trazer médicos de fora para atenderem em seus municípios”, afirmou.  Segundo Dresch, é extremamente caro os municípios trazer estes profissionais para trabalharem oito horas no serviço público.

O deputado frisou que o curso de medicina que começa já no segundo semestre deste ano, vai ter como questão central a preparação de profissionais com um currículo voltado à saúde pública. “O que representa uma grande mudança, uma grande transformação. Vamos começar com 40 vagas em agosto, e em 2017 amplia para 80 vagas.”

Dresch disse que só têm a agradecer a decisão política desencadeada pelo ex-presidente Lula, um trabalhador que não teve oportunidade de fazer uma universidade - o máximo que conseguiu foi fazer um curso técnico -, mas que criou 18 universidades federais. “Outros governos, como o de Fernando Henrique Cardoso, criou uma lei, em 1998, dizendo que só poderiam criar escolas técnicas aqueles estados que pagassem sua construção, salários, manutenção e administração”, afirmou.

Segundo o deputado, o governo Lula, em 2004 derrubou esta lei e criou no País 300 escolas técnicas, mais as extensões para que os jovens pudessem estudar de forma pública, gratuita e de qualidade. Dresch disse que com a abertura do curso de medicina na UFFS, muitos jovens que saem do interior e vão para a capital, para o Rio Grande do Sul ou para o Paraná estudar, agora não vão mais precisar sair de sua região. Por fim, o deputado parabenizou todas as entidades e organização que estiveram ou que contribuíram de alguma forma para a abertura deste curso.

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar