Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/03/2014 - 16h46min

Dirce assume a Bancada Feminina e vai pleitear por mais delegacias especializadas para a mulher

Dos 295 municípios catarinenses, apenas cinco tem Delegacia da Mulher
Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB). Foto: Fábio Queiroz / Agência AL

Nos últimas três décadas, 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. Estudo preliminar do Ipea estima que, entre 2009 e 2011, o Brasil registrou 16,9 mil feminicídios, ou seja, “mortes de mulheres por conflito de gênero”, especialmente em casos de agressão perpetrada por parceiros íntimos. Esse número indica uma taxa de 5,8 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

A pesquisa Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil,  indicou ainda que o Espírito Santo é o estado brasileiro com a maior taxa de feminicídios, 11,24 a cada 100 mil, seguido por Bahia (9,08) e Alagoas (8,84). A região com as piores taxas é o Nordeste, que apresentou 6,9 casos a cada 100 mil mulheres, no período analisado.

Em Santa Catarina a taxa é de 3,5 mil homicídios por cada 100 mil mulheres, segundo dados do Instituto Sangari. No Ranking Nacional cinco cidades catarinenses estão entre as 100 mais violentas contra a mulher.

Lages, na Serra está na 17ª posição, em seguida vem Mafra, Criciúma, Balneário Camboriú e Chapecó.

O combate a violência contra a mulher é um desafio para a deputada Dirce Heiderscheidt que assume nessa terça, dia 11, a Bancada Feminina da Assembléia Legislativa. Entre as ações visando minimizar esses índices, está o pleito de aumentar o número de Delegacias especializadas para a Mulher. Hoje dos 295 municípios catarinenses, apenas cinco tem Delegacias da Mulher.  “Vamos solicitar ao governador Raimundo Colombo a criação de mais delegacias para atender as mulheres em nosso Estado”, disse, que pretende ainda lutar pela implementação de uma Procuradoria da Mulher em Santa Catarina.

Sessão Solene
A deputada Dirce assume a coordenação da Bancada Feminina na terça, dia 11, às 19hs, durante a sessão especial em  homenagem às entidades comprometidas com a luta das mulheres em Santa Catarina, marcando assim o Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente em 8 de março.

Ao todo doze entidades serão homenageadas pela bancada feminina.

A deputada Dirce vai homenagear as Abelhinhas Operárias e as Mulheres do Frei Damião. Já a bancada feminina vai prestar homenagem ao Conselho Estadual das Mulheres e a Rede Estadual de Câncer.

 

Jornalista Valquíria Guimarães – Reg.Prof. 6829/RS
Fotojornalista Marcilio Arruda
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt
91047676

Voltar