Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/02/2014 - 17h59min

Deputados querem incluir construção de ferrovia catarinense no PAC

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT).

O coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, deputado estadual Dirceu Dresch (PT), e o coordenador da Frente Parlamentar Nacional das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT), estão empenhados em garantir a inclusão da Ferrovia da Integração (Extremo Oeste - Litoral) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Os parlamentares negociam uma agenda com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar do tema.

Conforme Dresch, a inclusão da construção da ferrovia no PAC é a garantia de recursos para a obra. Hoje apenas o projeto da Ferrovia da Integração está contemplado no programa. "O encontro com a ministra pode acontecer aqui no estado ou em Brasília. Queremos que representantes do setor produtivo, entidades, agricultores e parlamentares catarinenses participem dessa reunião. É preciso unir forças, mostrar unidade em prol dessa importante obra, que é vital para garantir eficiência logística, pois irá aproximar as zonas de produção agrícola dos centros consumidores e dos portos catarinenses, reduzindo custos de produção, por meio de uma via de transporte mais segura e mais sustentável", argumenta Dresch.

Licitação do projeto
O deputado explica que a empresa pública Valec deve apresentar até o mês de abril o resultado do consórcio vencedor do processo de licitação para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia. Ao todo, dez consórcios se habilitaram para participar da concorrência, que está na fase de análise técnica das propostas apresentadas.

Além do EVTEA, o contrato também engloba o levantamento aerofotométrico e o projeto de engenharia para construção da ferrovia, que terá 862 quilômetros de extensão, ligando o Extremo Oeste ao Litoral. O edital de concorrência fixou o valor de referência do contrato em R$ 68,7 milhões. O consórcio vencedor terá prazo de 22 meses para concluir o trabalho.


Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar