Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/12/2013 - 17h49min

Deputado Renato destaca qualidade de educação do Instituto Estadual de Educação

Imprimir Enviar
Sessão Ordinária - Plenário Osni Régis. Deputado Renato Hinnig (PMDB). Foto: Carlos Kilian/Agência AL

O deputado Renato Hinnig (PMDB) destacou, na sessão ordinária desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a história do Instituto Estadual de Educação (IEE) e o seu modelo de ensino, considerado um dos melhores do país. Hinnig apresentou um rápido vídeo da instituição, com informações e imagens da grade curricular e extracurricular, infraestrutura e atividades que referenciam o modelo educacional.

Na última sexta-feira (13), mais de quarenta ex-alunos do IEE, formados em 1963 e integrantes da primeira turma do ginásio da escola, receberam homenagens e resgataram a história da maior e mais tradicional escola pública de Santa Catarina, em Ato Parlamentar proposto por Hinnig na Assembleia Legislativa.

Além dos ex-alunos, professores da turma e familiares também foram homenageados. “O ato representa um resgate histórico da maior instituição pública de ensino catarinense e da América Latina, e fortalece sua tradição na formação de cidadãos de bem”, relata o coordenador geral do IEE, Vendelin Santo Borguezon.

Após ouvir relatos de histórias que marcaram a formação dos ex-alunos, entre eles a participação da ex-deputada Antonieta de Barros, que ocupou o cargo de diretora do IEE, entre 1941 e 1945, e que chamava a atenção pela disciplina no comando da escola, o deputado Renato Hinnig lançou o desafio de produzir um livro sobre os 121 anos da instituição. “A memória do instituto confunde-se com a memória de nossa cidade e de Santa Catarina. Deste colégio saíram inúmeras personalidades, nasceram famílias, formaram-se cidadãos que hoje escrevem a história catarinense. A essência de mais de um século de formação, acompanhando as mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais em períodos distintos do país, precisa estar registrada”, disse.

O Instituto Estadual de Educação (IEE) se consolidou, ao longo de sua história, como um dos mais importantes e tradicionais colégios do Estado de Santa Catarina. Sua constituição remonta à Escola Normal Catarinense nas últimas décadas do século XIX,  gestada com o advento da República, sendo seus ideais vinculados aos princípios de nacionalização, progresso e civilização. Atualmente, por seu porte, é considerada a maior instituição pública de ensino da América Latina, com cerca de sete mil alunos.

Voltar