Deputado entrega moção de aplauso para intérprete de hinos cívicos
Elenir de Souza Luchesi vem de uma família civil, nunca frequentou escola militar e se tornou a primeira intérprete de hinos militares do Brasil. Interpreta nada menos do que 326 hinos. O currículo de Elenir motivou o deputado Sargento Lima (PSL) a propor uma moção de aplauso à cantora.
A honraria foi aprovada pelo plenário da Alesc ainda em março, mas devido à pandemia a entrega do certificado ocorreu nesta quinta-feira (10), em Itajaí, onde Elenir mora.
A cantora de 29 anos teve os primeiros contatos com a música aos oito anos de idade, e desde então só tem escutado e cantado músicas cívico-militares.
Elenir fez o Proerd quando estava na 4ª série do ensino fundamental, em 1999, mas naquela época os três hinos interpretados eram o Nacional, o do Proerd e o da Polícia Militar de Santa Catarina.
Ela conta que, ainda no ensino fundamental, chegava em casa e não queria tirar o uniforme da escola, e passava o dia cantando hinos cívico-militares. Por isso, lembra que sofria bullying dos colegas na escola por cantar esses hinos, e brinca que, em casa, seus pais diziam que ela estava ficando louca.
Elenir Luchesi cursa Licenciatura em Música na Univali e precisa estudar todos os ritmos, mas “chora e se emociona” quando ouve as músicas cívico-militares.
A intérprete tem uma filha de cinco anos, a Isabel, que já demonstra a mesma paixão da mãe pela música.