Deputada Ana Paula destaca a importância do movimento Outubro Rosa
A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputada Ana Paula Lima (PT), destacou no plenário da Casa, na última quinta-feira (1º), a importância do movimento Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama e câncer de colo do útero. O primeiro tipo da doença é um dos mais comuns no Brasil.
No mês de outubro já se tornou comum a iluminação de prédios e monumentos com a cor rosa. A ação faz parte de uma série de atividades pela conscientização para o diagnóstico precoce e prevenção contra o câncer. A campanha visa, principalmente, alertar para as duas formas da doença mais preocupantes: na mama e no colo do útero. “Graças ao êxito dessa campanha, que a cada ano que passa mobiliza, alerta e conscientiza cada vez mais pessoas, nos últimos anos tem sido possível o aumento nos índices de tratamentos bem sucedidos do câncer de mama”, destaca a deputada Ana Paula Lima.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Já o câncer de colo de útero é a terceira causa de mortes no Brasil. “O Outubro Rosa destaca a importância da prevenção, quanto antes houver o diagnóstico mais chances de cura existem. Além disso, precisamos estar atentos na nossa alimentação, rotina de exercícios e, claro, predisposição genética. O autoexame e consultas periódicas são capazes de salvar vidas”, alertou a parlamentar.
A programação do Outubro Rosa segue durante o mês em cidades de todo o mundo, com caminhadas, palestras e atividades de conscientização. Neste ano, a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), lançou como tema da campanha a hashtag “Mais Tempo a Meu Favor”, que alerta para a necessidade do diagnóstico rápido e de qualidade.
Patricia de Melo
Assessoria de Comunicação
48.9608-8580